La finta semplice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

La finta semplice (em português: "A falsa simples") é uma ópera-bufa de três atos composta por Wolfgang Amadeus Mozart em 1769, com o libreto italiano de Marco Coltellini baseado nos primeiros trabalhos de Carlo Goldoni. Estreou no Palácio do Arcebispo em Salzburgo no dia 1 de maio de 1769. Mozart compôs a música utilizando o modelo de comédia escrita por Philippe Destouches: La fausse Agnès, ou le Poète campagnard. Mozart compôs esta ópera aos 12 anos, e pela primeira vez abordou o gênero cômico na sua ópera.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Óperas de Wolfgang Amadeus Mozart
Wolfgang-amadeus-mozart 1.jpg

Die Schuldigkeit des Ersten Gebots (1767)
Apollo et Hyacinthus (1767)
Bastien und Bastienne (1768)
La finta semplice (1769)
Mitridate, ré di Ponto (1770)
La Betulia liberata (1770)
Ascanio in Alba (1771)
Il sogno di Scipione (1772)
Lucio Silla (1772)
La finta giardiniera (1775)
Il re pastore (1775)
Zaide (1780)
Idomeneo, ré di Creta (1781)
O Rapto do Serralho (1782)
L'oca del Cairo (1783)
Lo sposo deluso (1784)
O Empresário Teatral (1786)
As Bodas de Fígaro (1786)
Don Giovanni (1787)
Così fan tutte (1790)
A Flauta Mágica (1791)
A Clemência de Tito (1791)

Rosina (uma baronesa que se finge ser simples, irmã de Fracasso) soprano
Don Casandro (Rico tenente de Cremona) baixo
Don Polidoro (Irmão caçula de Don Cassandro) tenor
Giacinta (Irmã de Don Cassandro e Don Polidoro) soprano
Ninetta (Serva de Giacinta) soprano
Fracasso (Capitão das tropas húngaras) tenor
Simone (Sargento de Fracasso) baixo

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A ópera se passa numa aldeia perto de Cremona, em meados do século XVIII.

Ato I[editar | editar código-fonte]

A ópera começa com um quarteto com os personagem Giacinta, Fracasso, Ninetta e Simone, jovens e apaixonados. Fracasso e Simone se hospedam na casa de Don Cassandro, que é um solterão mesquinho, vaidoso, egoísta, rico e avarento. Fracasso está namorando Giacinta, mas os dois irmãos Don Cassandro e Don Polidoro não consentem este casamento. Para que os irmãos consetirem as bodas, Fracasso arranja um jeito que Don Cassandro namore a sua irmã Rosina, que está com eles para desfrutar das férias junto ao seu irmão. Rosina então se disfarça de um jovem e pobre camponesa, a "A Falsa Simples".

No gabinete na casa de Don Cassandro: Don Polidoro é um personagem bobo e bom, que se deixa tiranizar por seu irmão maior, ele namora Rosina em quanto a vê, propõe casar-se com ela, lhe escreve notas, lhe oferece dinheiro. Don Cassandro que é enganado por Rosina lhe dá um anel, para não perder o anel, a moça decide guardar o anel em sua casa.

Ato II[editar | editar código-fonte]

No salão iluminado de Don Cassandro. No curso de uma festa se acendem os ânimos. Rosina dança com seus pretendentes e diz que ama aos dois. Don Cassandro adormece embriagado e ela devolve o seu anel. Quando ele acorda enfrenta Fracasso, por causa deste anel. Inicia-se outra nova intriga: Simone leva Giacinta, seguida de Ninetta, que anda escondida atrás delas, e comunica a Don Cassandro e Don Polidoro que sua irmã Rosina, há escapado com todos os seus bens. Eles prometem, a ele e a Fracasso, consentir a boda caso ele à encontre.

Ato III[editar | editar código-fonte]

No caminho do campo. Fracassoe Simone voltam com Giacinta e Ninetta e se revelam as intrigas. Don Cassandro perdoa a todos e consente as bodas.

Orquestração[editar | editar código-fonte]