La magie des surprises parties

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"La magie des surprises parties"
Single de Vanessa Paradis
Lado B "La magie des surprises parties" (instrumental)
Gravação 1983
Gênero(s) Pop, bubblegum pop
Duração 2:57
Gravadora(s) AB Disques
Composição J.L. Bergerin
P. Masse
M. Salvati
Cronologia de singles de Vanessa Paradis
"Joe le taxi"
(abril de 1987)

"La magie des surprises parties" (em português: A magia das festas surpresas) é a primeira canção que a cantora francesa Vanessa Paradis gravou, em 1983[1].

Vanessa a cantou durante um festival italiano em novembro de 1985, mas nunca a comercializou, mesmo após o sucesso mundial de "Joe le taxi", em 1987.

A canção, que fala de uma menina que ama as músicas dos anos 1960, existe em duas versões: versão single e versão instrumental.


História[editar | editar código-fonte]

Em 1983, Vanessa Paradis tinha apenas 10 anos e ainda não havia lançado "Joe le taxi". Ela já sonhava em ser cantora[2] e atriz. Seu tio, Didier Pain, ator, conhecia muitas pessoas no mundo do entretenimento e sendo assim, a levava constantemente em estúdios e em sets de filmagem.

Ele ficou sabendo que o grupo francês de rock, Les Forbans, procurava uma menina para cantar uma composição deles. Didier então organiza um encontro entre Vanessa e o grupo. Ela assiste ao show deles e então, vai conhecê-los nos bastidores. O contato se estabeleceu imediatamente e a canção foi gravada algumas semanas mais tarde.

Mas, nenhuma gravadora se interessou em lançar o single apesar dos esforços que duraram um ano e meio. Querendo conseguir assinar o contrato, a canção foi escolhida para representar a França no festival musical Ambrogino, na Itália, em dezembro de 1985. A apresentação de Vanessa foi transmitida na Rai Uno, mas ela não conseguiu o 1º lugar[3] e o single não foi comercializado.

Dois anos mais tarde, em 1987, o single seria finalmente lançado por conta do sucesso de "Joe le taxi". Os produtores da canção, querendo aproveitar o sucesso de Vanessa, fabricam o single para comercialização, com o booklet do álbum tendo fotos da Vanessa na época da gravação. Mas, ele não chega às lojas porque na época Vanessa era uma criança, se beneficiando de direitos bem específicos e seus pais recorrem à justiça.

As unidades fabricadas são então destruídas. Apenas algumas centenas de exemplares sobreviveram e foram vendidas em convenções para colecionadores[4].

Na televisão[editar | editar código-fonte]

O festival Ambrogino de 1985 foi transmitido na Rai Uno[5]. Pedaços da apresentação foram transmitidos nos programas Sacrée Soirée em 1988, e em 30 destins de stars, em 2008.

Na França, não existe nenhuma apresentação ao vivo da canção. A única vez que a Vanessa tocou no assunto foi no programa Frequenstar, em 1992.

Referências

  1. A data é registrada em 1983, foi a própria cantora que o disse: "Eu tinha 10 anos" no programa Frequenstar. O single foi cantado em 1985 no Festival Ambrogino.
  2. Já tendo feito sua primeira aparição televisiva no dia 3 de maio de 1981 no programa da televisão francesa L'école des fans, que dá às crianças a oportunidade de se apresentarem artisticamente.
  3. História relatada em um artigo da revista Ok! Magazine em dezembro de 1985.
  4. Visuais disponíveis em: [1]
  5. A data exata precisa permanece desconhecida.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]