Lab-on-a-chip

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um dispositivo Lab-on-a-chip (LOC), também conhecido como sistema micro-analítico-total (microTAS) ou dispositivo de microfluidos, é um dispositivo que pode integrar as funções de laboratório miniaturizados (tais como separação e análise de componentes de uma mistura) em um único chip microprocessador usando extremamente pequenos volumes de líquidos na ordem de nanolitros a picolitros[1]. Do ponto de vista da tecnologia de categorização, o Lab-on-a-chip pode ser visto como um subconjunto de micro sistemas (MEMS) e combinar sistemas miniaturizados ou novos conceitos de detecção, controle de fluxo de fluido de microfluidos[2], e o conjunto de técnicas de fabricação (tal como deposição de material, de remoção de material, superfície modelação e modificação de propriedade elétrica) usado pela indústria de semicondutores[3].

Medicina[editar | editar código-fonte]

O Lab-on-a-chip elimina a necessidade de equipamentos caros e pessoal altamente treinado recursos que não estão disponíveis em muitas áreas onde a epidemia de HIV é mais grave [4]. O dispositivo utiliza apenas uma gota de sangue. Ele separa os glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos glóbulos brancos que combatem doenças. Em seguida, ele isola e conta os linfócitos CD4 dentre as células brancas[5].

Referências

  1. “Lab-on-a-Chip” publicado na "United States Environmental Protection Agency" em 13 de novembro de 2013
  2. Berger, R., E. Delamarche, H.P. Lang, Ch. Gerber, J.K. Gimzewski, E. Meyer, H.-J. Güntherodt. 1997. Surface stress in the self-assembly of alkanethiols on gold. Science. 276: 2021-2024.
  3. Insight: Lab on a chip - Vol. 442, No. 7101 pp367-418- "Nature Publishing Group"
  4. A Portable HIV Test That Provides Results In Minutes por Caroline Winter em 25 de novembro de 2013 (Bloomberg Business)
  5. New Test Aims to Make AIDS Diagnosis Easier por Steve Baragona em 5 de dezembro de 2013 (Voice of America.)
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.