Laboratório de Redes e Gerência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Laboratório de Redes e Gerência - LRG (em inglês: Networks and Management Laboratory) é um laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde são realizadas atividades de pesquisa nas áreas de administração e gerência de redes de computadores e telecomunicações. O LRG foi fundado em 1994 pelo professor titular Carlos Becker Westphall,[1] do Departamento de Informática e Estatística da UFSC.

Projetos elaborados no LRG[editar | editar código-fonte]

Desde 1994 os participantes do LRG - Laboratório de Redes e Gerência da UFSC têm atuado nos seguintes projetos aprovados pelo CNPq: Projeto GESSUCON - GErência, Segurança e SUstentabilidade para COmputação em Nuvem (2014-2018), Projeto GESCONGRECO - Gerência e Segurança para Computação em Nuvem, Grade e Redes Cognitivas (2010 - 2014); Projeto GERSAU - Gerência de Redes e Serviços Autônoma e Ubíqua (2007 - 2010); Projeto TAGERE - Tópicos Avançados em Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações (2003 - 2007); Projeto HOPE - "Hot Topics" em Gerência de Redes (2001 - 2003); Projeto GERDIM - Gerência em Redes Distribuídas e Móveis (1999 - 2001); Projeto AUTOGERE - Automação e Distribuição da Gerência de Redes (1997 - 1999); e Projeto PLAGERE - Plataformas para Gerência de Redes (1994 - 1997).

Membros da equipe do LRG[editar | editar código-fonte]

Participam do LRG professores, pós-graduandos, graduandos e colaboradores da UFSC e de outras instituições nacionais e internacionais. Os membros do LRG podem solicitar cadastro e editar alterações na página web do LRG, ficando registrada a hora, data e usuário que fez as alterações nos links da página web.

Relação do LRG com Eventos e Periódicos[editar | editar código-fonte]

Integrantes do LRG - Laboratório de Redes e Gerência já participaram como membros do comitê de programa e/ou organizacional de vários eventos científicos nacionais e internacionais, realizados no escopo da IEEE, IFIP, ACM, SBC, SBrT… Membros do LRG também participam do corpo editorial de periódicos como, por exemplo, do Journal of Network and Systems Management da Springer e Computer Networks Journal da Elsevier.

Recursos bibliográficos e computacionais do LRG[editar | editar código-fonte]

O LRG tem diversos exemplares de livros e anais de congressos na área dos temas de pesquisa desenvolvidos. Todos exemplares da IEEE Communications Magazine desde 1994, todos exemplares do Journal of Network and Systems Management da Springer desde 2001 e todos exemplares do Computer Networks Journal da Elsevier desde 2005. Além de 14 computadores para desenvolver as atividades de pesquisa.

Disciplinas ministradas por professores do LRG[editar | editar código-fonte]

Os professores que atuam no LRG ministram disciplinas na área de Gerência de Redes, Redes de Computadores, Sistema Operacional, Lógica, Estatística, Sistema de Informação, Orientação a Objetos, [[Computação em Nuvem], etc.

Teses no LRG[editar | editar código-fonte]

Durante o período de funcionamento do doutorado do PPGCC da UFSC foram defendidas teses de doutorado nos temas relacionados, principalmente, com Sistema de Gerência de Segurança para Redes de Telecomunicações, Modelo de Segurança no Contexto de Gerenciamento de Contabilidade, Computação Evolucionária, etc.

Dissertações no LRG[editar | editar código-fonte]

Foram defendidas várias dissertações de mestrado na área de administração e gerência de redes de computadores e telecomunicações. O nome do estudante, título, data de defesa e conteúdo de algumas dissertações de mestrado estão disponíveis na página web do LRG.

Trabalhos de Conclusão de Curso no LRG[editar | editar código-fonte]

Foram defendidos vários trabalhos de conclusão de curso na área de administração e gerência de redes de computadores e telecomunicações. O nome do estudante, título, data de defesa e conteúdo de alguns trabalhos de conclusão de curso estão disponíveis na página web do LRG.

Publicações[editar | editar código-fonte]

As referências bibliográficas das diversas publicações técnico-científicas realizadas pelos integrantes do LRG estão disponíveis na página web do LRG.

Apresentações disponíveis no LRG[editar | editar código-fonte]

Cópias de algumas apresentações de teses, dissertações, TCCs, conferências e palestras realizadas por integrantes do LRG estão disponíveis na página web do LRG.

Cooperação com o LRG[editar | editar código-fonte]

O LRG conta com a cooperação de representantes de instituições nacionais e internacionais como, por exemplo, LNCC - Petrópolis - Brasil; Georgia Institute of Technology - Atlanta - GA - USA; POSTECH - Pohang - Coreia; Stevens Institute of Technology - Hoboken - NJ - USA; Université Paul Sabatier - Toulouse - França; University of Evry Val d'Essonne - Évry Courcouronnes - França, etc.

Referências

Ligações da página web do LRG[editar | editar código-fonte]