Labrador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Labrador
Lema
Munus splendidum mox explebitur
(Do latim: A esplêndida tarefa será logo completada)
Mapa do Canadá com a região de Labrador destacado
Geografia
Área: 294 330 km²
Área coberto por água: 31 340 km² (4%)
Litoral: 7 886 km
Ponto mais alto: Monte Caubvik
(1 652 m)
Rio mais longo: Rio Churchill
(856 km)
Capital regional: Happy Valley-Goose Bay
Demografia
População(2001): 27 864 habitantes
Maior cidade: Labrador City
9 638 (2001)
Política
Membros no Parlamento do Canadá: 1
Membros da Assembleia da Terra Nova e Labrador: 4
Website oficial: www.gov.nl.ca

O Labrador é uma das duas regiões que compõem a província canadense de Terra Nova e Labrador. A outra é a Terra Nova. O Labrador localiza-se no continente, na Península de Labrador, enquanto que a Terra Nova é uma ilha, a sudeste da Terra Nova.

A população do Labrador é de 27 860 habitantes, segundo o censo canadense de 2001. Destes, cerca de 20% são nativos americanos, entre inuits, innus, e métis. Com uma área de 294 330 km², o Labrador possui um tamanho similar ao da Itália.

Bandeira do Labrador (não-oficial).

O nome Labrador é um dos nomes de origem europeia mais antigas do Canadá, quase tão antiga quanto o nome Newfoundland (Terra Nova). A região e mar do Labrador foram nomeados em homenagem ao explorador português João Fernandes Lavrador, que, juntamente com Pêro de Barcelos, exploraram a região de 1492 a 1495 [1] , ao serviço da Inglaterra Giovanni Caboto alcança a mesma região em 1497.

A maior parte da colonização e do povoamento não aborígene da região deu-se através de vilas pesqueiras, missões religiosas e postos comerciais. Assentamentos mais modernos e recentes foram criados graças à mineração de minério de ferro e da criação de represas, usinas hidrelétricas e bases militares. Até tempos recentes, transporte marítimo difícil e a falta de meios de transportes adequados desencorajava o povoamento da região. Na década de 1760, missionários assentaram-se na região, fundaram missões e frequentemente comercializavam peles com indígenas locais. Porém, este comércio, que fora até a década de 1870 a principal fonte de renda da região, fora dominada pela Companhia da Baía de Hudson.

Referências

  1. Newfoundland, chamada Terra Nova pelo explorador português João Vaz Corte-Real em 1472, está separada do continente pelo estreito de Belle Isle. Em sua região foram encontrados os únicos indícios de um povoado Viking na América do Norte. Outros povos exploraram a região, usufruindo especialmente da pesca. Labrador também tem seu nome de origem portuguesa e foi batizada pelo explorador João Fernandes Lavrador em 1492

Canada Turismo. New Foundland e Labrador (em português).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SEAVER, Kirsten A., "The Frozen Echo: Greenland and the Exploration of North America, Ca. A.D. 1000-1500", Stanford University Press, 1997, ISBN 0804731616
  • Bailey Wallys Diffie, Boyd C. Shafer, George Davison Winius, "Foundations of the Portuguese empire, 1415-1580", 1977, ISBN 0816607826
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.