Labradorite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Detalhe de amostra de labradorite mostrando a iridescência típica deste mineral

Labradorite ((Ca,Na)(Al,Si)4O8), é um mineral do grupo dos feldspatos, sendo um dos membros cálcicos intermédios da série da plagioclase. Define-se geralmente como tendo "%An" (anortite) entre 50 e 70. O peso específico varia de 2.71 a 2.74. O indíce de refracção varia de 1.555 a 1.575. São frequentes os cristais maclados. Tal como todos os membros da série da plagioclase, cristaliza no sistema triclínico e possui três direcções de clivagem duas das quais formam prismas quase rectos.

Ocorre em sob a forma de grãos de cor branca a cinza em rochas ígneas máficas, sendo um feldspato comum em basaltos, gabros e anortositos. A sua característica mais facilmente reconhecível são as sua reflecções superficiais com aspecto de mancha de óleo.

A ocorrência tipo da labradorite é a Ilha de Paul perto da localidade de Nain, em Labrador, Canadá, região que deu origem à sua designação. Ocorre em grandes massas cristalinas em anortosito exibindo iridescência ou jogo de cores. A iridescência é resultado de intercrescimentos lamelares como consequência de mudança de fase ocorrida durante o arrefecimento. As variedades gemológicas de labradorite que exibem um alto grau de iridescência são designadas espectrolites.


Referências[editar | editar código-fonte]