Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk (ópera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk
Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk (ópera)
Lady Macbeth do Distrito de Mtsenskt no Teatro Comunale Bologna, dezembro de 2014, Svetlana Sozdateleva como Katerina L'vovna Izmailova, Maestro Dmitry Bertman, Ópera Helikon de Moscovo
Idioma original Russo
Compositor Dmitri Shostakovitch
Libretista Alexandre Preis
Ano de estreia 1934
Local de estreia Teatro Mikhaylovsky, São Petersburgo

Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk (em russo: Леди Макбет Мценского уезда, transl. Ledi Makbet Mtsenskogo Uyezda) é uma ópera em quatro atos do compositor russo Dmitri Shostakovitch, estreada em 1934.

O libreto de Alexandre Preis é inspirado na novela curta de mesmo nome publicada em 1865 por Nikolai Leskov. Ambientada na Rússia do século XIX, conta a história de uma mulher casada e solitária, Katerina Lvovna Izmaylova, que apaixona-se por outro homem e termina cometendo assassinatos. O argumento é sombrio, com bastante violência e sexo. O título faz referência a Lady Macbeth, a anti-heroína da tragédia shakespeareana Macbeth (1606).

Estreou em 1934 no Teatro Mikhaylovsky em São Petersburgo (então Leningrado), com enorme sucesso de público e crítica. Nos anos seguintes foi encenada pelos palcos de todo o mundo. A ópera, porém, fez-se ainda mais famosa pela intervenção das autoridades soviéticas: em 1936, funcionários do governo comunista - incluindo Josef Stálin - assistiram uma apresentação no Teatro Bolshoi. Na edição de 28 de janeiro do jornal Pravda foi publicada uma severa crítica que descrevia a ópera como "ruído ao invés de música", entre outras coisas. Frente a essa denúncia, Shostakovitch passou a temer por sua liberdade artística e até por sua vida, e em 1937 escreveu sua Quinta Sinfonia em um tom muito mais convencional, descrita pelo próprio artista como "a resposta de um artista soviético à crítica justa".

Esta foi a última ópera de Shostakovich. Nos anos 1960 compôs uma nova versão, suprimindo as partes mais controversas. Atualmente, porém, a composição original é a mais executada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ópera é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.