Laerte Levai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Laerte Fernando Levai)
Ir para: navegação, pesquisa

Laerte Fernando Levai é um promotor de justiça de São José dos Campos em São Paulo, também formado em jornalismo, que tem se destacado na luta pelos direitos animais, pela ecologia e contra a vivissecção. É também professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e conferencista sobre Direito dos Animais.

Direitos animais[editar | editar código-fonte]

Como faz parte do Ministério Público do Estado de São Paulo, promove diversas ações civis públicas contra a indústria da carne, o uso de animais em entretenimento e em experimentos. É simpatizante do Hinduísmo como escreve no seu livro "Direitos dos Animais": "A filosofia hindu – que preconiza a harmonia cósmica entre todas as criaturas – remanesce, diante disso tudo, em um patamar quase inatingível ao modus vivendi ocidental."[1]

Aponta nas leis de proteção e na leis ambientais não formas de garantia de direitos, mas comprova que estas mostram que o animal "não figura como vítima de abuso ou maus-tratos – o sujeito passivo é a coletividade –, mas objeto material do delito."[2]

Escreveu o livro Direito dos animais[1] que se encontra na 2ª edição. Participa da Revista Brasileira de Direito Animal produzida pelo Instituto Abolicionista Animal. É especialista em bioética pela Universidade de São Paulo (USP).

Notas

  1. a b LEVAI, Laerte Fernando. Direito dos Animais. Editora Mantiqueira, 2ª. edição, Campos do Jordão: 2004
  2. Diversos. Caderno Jurídico da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo Ano 1, Vol 1, n.º 2, Julho, 2001.
Ícone de esboço Este artigo sobre direitos animais é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.