Lago Balaton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Balaton
Lago Balaton
Localização
País  Hungria
Localidades mais próximas Balatonfüred, Siófok, Balatonmáriafürdő
Características
Área * 592 km²
Comprimento máximo 77 km
Largura máxima 14 km
Profundidade média 3,2 m
Profundidade máxima 11 m
Afluentes rio Zala
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Balaton (em eslovaco Blatenské jazero, "lago barrento", provável origem do nome; em alemão Plattensee) é um lago localizado na Hungria e o maior da Europa Central e Ocidental, com uma superfície de 592 km². Seu comprimento é de 77 km e sua largura varia de 4 a 14 km. A superfície do lago situa-se a 104 m acima do nível do mar, e sua profundidade chega a 11 m (profundidade média 3,2 m). Como a Hungria não tem costa marítima, o lago Balaton é às vezes chamado de "Mar Húngaro". O rio Zala fornece a maior quantidade de água ao lago, e o canal Sió provê a saída de água quando necessário.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Localização do lago Balaton na Hungria

A alta estação vai de Junho até o fim de Agosto. A temperatura média durante o verão é de 23 °C, o que torna banhos e nado bem agradáveis. Outras atrações turísticas são a navegação, a pesca e outros esportes aquáticos, bem como a visita da região — vinhas na margem norte e vida noturna no sul. A península de Tihany é um distrito histórico.

As principais localidades são Keszthely, Balatongyörök, Badacsony, Balatonrendes, Révfülöp, Balatonakali, Tihany, Balatonfüred, Balatonalmádi, Balatonkenese, Balatonvilágos, Siófok, Zamárdi, Balatonföldvár, Balatonlelle, Balatonboglár, Fonyód, Balatonmáriafürdő, e Balatonberény.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Lago Balaton