Lago Chilko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Chilko
Lago Chilko
Localização
País  Canadá

O Lago Chilko é um lago localizado no centro-oeste da Colúmbia Britânica, Canadá.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Este lago tem 180 km² de área e encontra-se geograficamente localizado ao norte do Rio Chilko no Planalto Chilcotin. O lago tem cerca de 65 km de comprimento por 10 km de largura, sendo a sua parte sudoeste composta por um longo braço. A cota de altitude do lago está nos 1285 metros acima do nível do mar.[1][2]

Em termos de volume de águas, é um dos maiores lagos da província, porque tem uma grande profundidade, que em alguns locais chega aos 1000 metros. Este lago e o Lago Harrison, são os maiores lagos do sul das Montanhas Costeiras do Canadá que constituem a parte mais ocidental da Cordilheira do Pacífico.

O lago fica em um vale estreito cercado por montanhas do Sudeste da parte da Faixa Costeira. Alguns dos picos mais altos da Columbia Britânica estão localizados perto do lago. O ponto mais próximo do lago, a Montanha Hood Hop com 3240 metros de altitude situa-se perto da ponta sudoeste do lago, a Montanha Queen Bess com 3289 metros, encontra-se a oeste do lago, a Montanha Monmouth com 3194 metros, localiza-se a sudeste. Todas estas três montanhas estão aproximadamente orientadas na mesma linha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Geo BC BC Geographical Name. Chilko Lake
  2. «Сanada Fishing Online Chilko Lake». Consultado em 15 de abril de 2012. Arquivado do original em 28 de abril de 2012