Lago Natron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lago Natron
Flamingos-pequenos voando sobre o lago Natron
Localização
Localização Grande Vale do Rift
País Tanzânia
Características
Tipo salgado alcalino

O Lago Natron é um lago salgado alcalino situado no norte da Tanzânia, próximo da fronteira deste país com o Quénia, no Grande Vale do Rift. Trata-se de um lago endorreico, de origem tectónica e com menos de três metros de profundidade.

As suas águas apresentam um pH elevado, entre 9 e 10.5, e apresentam uma cor característica de lagos com elevadas taxas de evaporação. À medida que a água evapora durante a estação seca, os níveis de salinidade aumentam até ao ponto em que os microrganismos adaptados a ambientes salinos (ou halófilos) começam a desenvolver-se. Entre estes contam-se algumas cianobactérias, cujo pigmento vermelho dá origem aos tons profundos de vermelho apresentados pelas águas mais profundas do lago e pelos alaranjados nas zonas menos profundas. A alimentação dos flamingos não pode ser derivada de cianobactérias, pois, sua alimentação é constituída basicamente de pequenos animais e estrelas do mar mediterrâneo.

O lago Natron é também o único local de reprodução dos flamingos-pequenos (Phoenicopterus minor) que vivem nesta região e que se alimentam das cianobactérias do lago. Quanto mais elevada for a salinidade, maior é a quantidade de cianobactérias que se desenvolvem no lago e, por conseguinte, maior é o número de ninhos de flamingos-pequenos que o lago pode suportar. Além do flamingo-pequeno habitam este lago tilápias (Oreochromis alcalica), que ocupam as zonas adjacentes às nascentes de água quente que brotam nalgumas partes lago.

Devido à sua biodiversidade única, a Tanzânia incluiu a bacia do lago Natron na Lista das Terras Húmidas de Importância Internacional em 4 de Julho de 2001.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Links Externos[editar | editar código-fonte]