Lago Nemi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lago Nemi
Lago Nemi.[1] [2] [3]
Localização
Localização Lácio
País  Itália
Características
Tipo vulcânico
Área * 1,67 km²
Profundidade máxima 33 m
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Nemi (em latim: Nemorensis Lacus) é um pequeno lago circular vulcânico na região italiana do Lácio, 30 km ao sul de Roma, tirando seu nome de Nemi, a maior cidade da região, que se sobrepõe a ele de um outeiro. Possui uma superfície de cerca de 1,67 km² e uma profundidade máxima de 33 metros.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O lago é mais conhecido pela história que envolve os barcos naufragados do Nemi.[1] [2] [3] Estas embarcações eram muito grandes e tecnologicamente avançadas para sua época.

Acima do lago havia um bosque consagrado à deusa Diana.[1] [2] [3] Do santuário de Diana, uma torrente desce até o Nemi, assombrada pela ninfa das águas Egéria em associação com um Rei dos Bosques (Rex Nemorensis) citado nas lendas arturianas como o "Rei Pescador" da Busca do Graal, com Diana como Dama do Lago.[1] [2] [3]

Os imperadores Calígula e Tibério velejavam no lago Nemi não apenas para fugir do calor no verão, mas para assegurar-se de que eram Nemorenses (Nemorensi), governantes alinhados com as estrelas, entrelaçados na perpétua força vital da Terra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências