Lago Taihu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lago Taihu
O lago Taihu
Localização
País  República Popular da China
Características
Área * 2250 km²
Profundidade média 2 m
Ilhas c. 90
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Taihu (em chinês: 太湖 pinyin: Tài Hú , lago Tai literalmente "o grade lago"), é um lago situado no delta do rio Yangtzé. Com área de 2250 km² e profundidade média de 2 m1 , é o terceiro maior lago de água doce da República Popular da China, depois do lago Poyang e do lago Dongting.

O lago fica numa das zonas de maior produção de grão de todo o país. É a base de uma importante indústria pesqueira. No lago encontra-se também rocha calcária de grande qualidade utilizada em decoração. Este tipo de rocha é o mais utilizado na decoração de jardins, tradicionais na zona de Suzhou.

No lago há cerca de 90 ilhas. Algumas são muito pequenas mas outras têm área considerável. A paisagem do lago é motivo para muito turismo.

O melhor ponto para ver o lago é a partir do Parque Xihui em Wuxi. Do alto do Pagode do dragão da luz pode ver-se uma panorâmica do lago e da cidade de Wuxi e do lago. O parque termina em jardins datados da dinastia Ming.

Está ligado ao Grande Canal da China.

Em Maio de 2007, o lago foi ocupado por um surto de algas e poluição com cianobactérias.2 O governo chinês designou a ocorrência como desastre natural apesar da evidente origem antropogénica da catástrofe ambiental.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências