Lago Williston

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lago Williston
Localização
País  Canadá
Características
Altitude 671 m
Área * 1,761 km²
Comprimento máximo 251 km
Largura máxima 155 km
Volume * 70,3 km³
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Williston é um lago de barragem localizado no norte interior da Colúmbia Britânica, Canadá.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A bacia do lago é cheia pelas águas do Rio Peace que lhe fica a montante, depois de passar pelas Montanhas de Trench Rocky, que na prática é um profundo vale nas Montanhas Rochosas, um vale longo e estreito, local onde o rio Parsnip e o rio Finlay se encontram na localidade de Forks Finlay para formar o Rio da Paz.

O lago tem três alargamentos que na prática são os estuários do rios que ali desaguam, como o rio Peace, o rio Parsnip e o rio Finlay, já referidos, formando estes locais as partes mais baixas do lago e dos rios.

O lago abrange uma área total de 1761 km2, tornando-o o maior lago da Colúmbia Britânica1 .

Rios que alimentam a barragem[editar | editar código-fonte]

O rio Finlay, o rio Omineca, o rio Ingenika, o rio Ospika, o rio Parsnip, o rio Manson, o rio Nation e o rio Nabesche2 . Além destes rios correm para o lago vários ribeiros de menores dimensões, como é o caso do ribeiro de Clearwater Creek e o ribeiro de Coal Creek.

O lago Williston foi criado em 1968 pela construção da Barragem de Bennett WAC no rio Peace, que inundou o território indígena de Tsay Keh Dene. À barragem foi dado o nome do deputado Ray Gillis Williston, que naquela época era Ministro dos Recursos Florestais Terras e Águas1 .

Ao longo do lago existem vários parques provinciais incluindo o Parque Provincial Moscovita, o Parque Provincial do Cume Butler, o Parque Provincial de Heather-Dina e o Parque Provincial Ed-Bird Estella.

Afluentes[editar | editar código-fonte]

Os seguintes rios desaguam no lago Williston:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências