Lago de Neuchâtel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neuchâtel
Neuenburgersee
Mapa do Lago de Neuchâtel.
Localização
País Suíça.
Localidades mais próximas Yverdon-les-Bains, Neuchâtel,
Estavayer-le-Lac
Características
Altitude 429 m
Área * 217,9 km²
Comprimento máximo 38,3 km
Largura máxima 8,2 km
Profundidade máxima 152 m
Volume * 14 km³
Bacia hidrográfica 2.672
Afluentes La Thielle, La Mentue, L'Areuse,
Canal de la Broye
Efluentes Zihlkanal ou Canal de la Thielle
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago de Neuchâtel (em francês lac de Neuchâtel, em alemão Neuenburgersee) é o maior lago inteiramente suíço, com uma superfície de 217,9 km².

Geografia[editar | editar código-fonte]

O lago fica rodeado pelos Cantões de Vaud, Neuchâtel, Berna e Friburgo. A cidade de Neuchâtel, que dá nome ao lago, fica situada ao Norte; no extremo-oeste estão as vilas de Yverdon-les-Bains e de Grandson, ao sul está a comuna de Estavayer-le-Lac.

Seus principais afluentes são o rio Thielle e o Canal de la Broye, que faz a sua ligação com o lago Morat - este último serve para compensar o excesso de água do rio Aar, que chega pelo lago Bienne.

Economia[editar | editar código-fonte]

vista do lago

Inúmeros vinhedos são cultivados às margens do lago. As espécies mais comuns são a chasselas e pinot noir, com as quais é produzido um vinho rosado chamado Œil-de-Perdrix.

O turismo é ainda uma importante atividade da região, mas este está concentrado sobretudo nas maiores cidades das suas margens.

O lago era bastante apreciado por Jean-Jacques Rousseau, que, comparando-o ao lago de Genebra, disse que ele era "Os sonhos de um viajante solitário" ("Les Rêveries du promeneur solitaire" - 1782)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.