Lago de Serra da Mesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Lago de Serra da Mesa
Localização
Coordenadas 14° 05′ S 48° 17′ W
Localização Usina de Serra da Mesa
País  Brasil
Características
Tipo lago artificial
Altitude 460 m
Área * 1784 km²
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

Lago de Serra da Mesa (o lago artificial da Usina de Serra da Mesa) é o quinto maior lago do Brasil, localizado no Noroeste de Goiás. Está em área inundada, com 1784 km² na elevação 460 m (em relação ao nível do mar), é o primeiro em volume de água 54,4 bilhões de metros cúbicos, tem atraído expressivo investimento na área de turismo.

Formado pelos rios Tocantins, Traíras e Maranhão, tornou-se uma das melhores regiões para pesca esportiva de peixes como o Tucunaré, campeão de preferência dos pescadores de iscas artificiais.

Suas águas são alcalinas, dificultando assim a proliferação de mosquitos, pernilongos e mutucas, tornando esportes aquáticos viáveis.

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.