Lagoa Grande (Guanhães)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Lagoa Grande é um acidente natural localizado a cerca de 12 quilômetros do centro de Guanhães, Minas Gerais.

Formação[editar | editar código-fonte]

Algumas histórias contadas pela população dão conta de que há cerca de 200 anos uma forte tromba d'água atingiu o local, deslocando uma grande massa de solo que represou a passagem da água de nascentes no local que escorriam em direção ao rio Corrente Grande. Em seguida, a água acumulou-se e preencheu o vale onde antes havia árvores frondosas da Mata Atlântica.[1]

De fato, facilmente se percebe uma enorme encosta erodida à jusante da lagoa, com dezenas de metros de altura e de comprimento para dentro de uma colina, onde pouca ou nenhuma vegetação cresceu, dando embasamento às histórias.

Atração turística[editar | editar código-fonte]

Hoje, o terreno onde se localiza a lagoa Grande pertence a fazendeiros locais e à CENIBRA. Nas margens do corpo d'água há um casarão histórico recentemente transformado em hotel-fazenda. Há também pequenos barcos à disposição dos visitantes.

Os arredores da lagoa e suas quatro nascentes são preservados com mata replantada. Há, nas proximidades, extensas áreas de reflorestamento de eucalipto da CENIBRA e também pastagens.

Importância econômica[editar | editar código-fonte]

Apesar de muito conhecido na região, o potencial turístico do local é pouco explorado. No entanto, há pescadores que extraem parte de sua renda da lagoa Grande, onde são encontradas tilápias e espécies nativas, conferindo relativa importância econômica ao local.

Referências

  1. «Belezas Naturais». Prefeitura Municipal de Guanhães. Consultado em 21 de dezembro de 2015. Arquivado do original em 22 de dezembro de 2015