Lagoa Mundaú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laguna Mundaú
Localização
Coordenadas 0° N 35.796547° O
País  Brasil
Localidades mais próximas Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco
Características
Área * 23 km²
Profundidade média 2 metros m
Profundidade máxima 4 metros m
Afluentes Rio Paraíba do Meio
Ilhas possui nove ilhas
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

09° 36′ S 035° 47′ W

A Laguna Mundaú fica ao sul de Maceió, margeando ainda os municípios de Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco, no estado de Alagoas, no Brasil.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Mundaú" é um termo de origem tupi que significa "água de ladrão", através da junção dos termos mondá ("roubar")[1] e 'y ("água")[2] .

Características[editar | editar código-fonte]

Com uma área de 23 quilômetros quadrados, a laguna interliga-se com o mar através de uma extensa rede de canais que cortam a planície formando dezenas de pequenas ilhas. O vasto manguezal e a grande variedade de peixes, crustáceos e moluscos constituem características marcantes desse ambiente de rara beleza.

Também ao sul de Maceió estão localizadas as lagunas Manguaba, Roteiro e Jequiá.

Poluição[editar | editar código-fonte]

Apesar da impressionante beleza natural, a Laguna Mundaú sofre com problemas causados pela poluição, principalmente devido à dispensa de dejetos oriundos do sistema de esgoto das cidades circunvizinhas, sobretudo Maceió.[3] [4]

Com o aumento da poluição e a ausência de planejamento e medidas estruturais e educacionais que resolvam o problema à longo prazo, a laguna compromete as comunidades que vivem da pesca. Infelizmente, a Lagoa Mundaú não é a única beleza natural na região do estado de Alagoas que sofre com a poluição. Em sua área central o Riacho Salgadinho é um exemplo triste do destino primário do sistema de esgoto.

Nos últimos anos, vários políticos sugeriram a implantação de projetos que reduzem o impacto ambiental do despejo de esgoto no Riacho Salgadinho. É fato que algumas medidas populistas e não sustentáveis foram tomadas [5] , mas virtualmente nenhum progresso foi alcançado.

As Nove Ilhas[editar | editar código-fonte]

As Nove Ilhas são um arquipélago formado por nove ilhas, umas das quais funciona um complexo hoteleiro, que são uma das grandes atrações turísticas maceioenses. Essas ilhas foram formadas por sedimentos deixados pelo Rio Mundaú e Rio Paraíba do Meio, que se acumularam, formando o arquipélago. A palavra Maceió vem da língua tupi-guarani e significa "o que tapa o alagadiço", ou seja, as ilhas taparam pouco a pouco a foz do Rio Mundaú, fazendo com que a água se acumulasse formando o grande complexo estuarino Mundaú-Manguaba.

Referências[editar | editar código-fonte]