Lagoa de Imboassica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lagoa de Imboassica
Localização
País  Brasil
Localidades mais próximas Macaé, Rio das Ostras
Características
Área * km²
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Lagoa de Imboassica está situada no município brasileiro de Macaé no estado do Rio de Janeiro.

Já foi considerado um verdadeiro santuário ecológico. Hoje em dia recebe dejetos de esgoto domiciliar de alguns bairros que surgiram em seu entorno. É muito procurada para as atividades de lazer e para a prática esportiva. Tem uma área de 5 km², fazendo limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 km do centro da cidade.

Com o aumento do nível das águas, nos períodos de chuva, a água da lagoa chega às casas do bairro homônimo. Para se livrar dos alagamentos, os moradores se aproveitam da proximidade da lagoa com o mar e abrem uma faixa entre os dois, o que leva ao esvaziamento da Lagoa de Imboassica - e consequente destruição desse ecossistema até que ele se recomponha.

Em uma tentativa de revitalizar a área, a Associação de Vela de Macaé (Macvela) promoveu a III Regata Lagoa Viva, realizada no dia 28 de março de 2009. O evento contou com a participação de mais de 30 velejadores de Macaé, Cabo Frio, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia, com veleiros monotipos das classes Dingue, Laser, Laser 4.7, Laser Standart e Windsurf.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]