Represa de Juturnaíba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lagoa de Juturnaíba)
Ir para: navegação, pesquisa

A Represa de Juturnaíba, antiga Lagoa de Juturnaíba, é um importante espelho d'água, situada no Rio São João e que é responsável pelo abastecimento de água da Região dos Lagos.

o nome Juturnaíba é originário da palavra indígena “Nhetoronoa-aba” ou “Nhetoranga-aíba”, que significa “lago medonho” ou “mal-assombrado” e foi dado devido à presença de urutaus (Nyctibius griseus) nas matas, aves noturnas de grande porte cujo canto melancólico provavelmente era temido pelos índios Tamoios.

Equivocadamente, muitos ainda chamam o local de lagoa. Porém, na verdade trata-se hoje de uma represa, devido ao barramento pouco acima da confluência do canal do Revólver com o rio principal, entre os morros do Madureira e Crioula.

A lagoa (ou represa) está situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim, numa distância de 12,5 km do centro de São Vicente de Paulo.

Apesar do barramento, Juturnaíba é considerada por muitos como um santuário ecológico, em razão de sua proximidade com a Reserva Biológica Poço das Antas, além de que encontra-se no local uma grande diversidade de peixes, havendo pequenas ilhas no local que fazem da lagoa um viveiro natural de espécies nativas de animais.

Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.