Lagoa de Marapendi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lagoa de Marapendi
Localização
País  Brasil
Vista aérea da Lagoa e Reserva de Marapendi.

A Lagoa de Marapendi é uma lagoa que se situa na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Marapendi" é um termo de origem tupi. Significa "rio do mar raso", através de junção de pará (mar), peb (achatado) e 'y (rio)[1]

Características[editar | editar código-fonte]

É imprópria para banho e pesca devido à poluição, apesar de serem atividades ainda presentes. Muito utilizada para a prática de esportes a vela, como windsurf e dingue. Também usada para outros esportes náuticos, como remo e canoagem.

A vegetação mais abundante é o manguezal, com ocorrência do mangue-vermelho e do mangue-branco. Serve de abrigo a diversas espécies nativas, como crustáceos, garças, patos selvagens e o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris).

É cercada pela Reserva de Marapendi, uma reserva ecológica criada em 1991 na qual podem ser encontrados exemplares de fauna e flora da lagoa circunvizinha.

Com a conclusão das obras do emissário submarino da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, a lagoa parou de receber o esgoto dos condomínios vizinhos, estando atualmente em processo natural de limpeza das suas águas, já sendo encontradas águas melhores no canal sentido Recreio dos Bandeirantes e o aparecimento de espécies nativas nessa área, como siris, peixes, colhereiros e jacarés.

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.