Lagoa do Carcará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lagoa do Carcará
A lagoa do Carcará em 2010.
Localização
País  Brasil
Localidades mais próximas Nísia Floresta, RN

A Lagoa do Carcará é considerada um dos lugares paradisíacos do Rio Grande do Norte e é de complicado acesso. Localiza-se no município de Nísia Floresta estando a 40 km da capital Natal. A lagoa faz parte do "Roteiros das Águas", porém é pouco divulgado pelo governo e consequentemente poucos turistas a conhecem.

Seu nome vem de um tipo de ave de rapina comum na região: o carcará. Da mesma maneira, outra lagoa próxima recebeu o nome de Urubú.

A lagoa tem água limpa e transparente e faz parte do sistema "Lacuste Bonfim", o qual também é composto pelas lagoas Redonda, Boágua, Arituba, Alcaçus, Ferreira Grande e Urubu, encontrando-se inserida em um bloco triangular, tendo ao norte o rio Pium, ao sul o rio Trairí e leste a linha da costa do Oceano Atlântico.

A borda da lagoa abriga uma grande faixa de águas rasas com areia alva, proporcionando banhos demorados em águas mornas. Para os turistas que querem manter a forma com diversão, a lagoa do Carcará também é lugar para a prática de windsurf, além de dispor de caiaques e pedalinhos que podem ser alugados dos comerciantes locais.1

Descrição do acesso[editar | editar código-fonte]

Estrada desde a Lagoa do Bonfim, seguindo a direção da placa indicativa. Próxima à Lagoa de Boa Cica. Estrada aberta em terrenos dunares.

Acesso também pela Rota do Sol, entrando por Timbó. Existem sinalizações, porém algumas pessoas reclamam que essas sinalizações são retiradas para dificultar o acesso.2

Referências