Laguna Lachuá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laguna Lachuá
Localização
Coordenadas 15° 55′ N 90° 40′ W
Localização Cobán
País  Guatemala
Características
Altitude 173 m m
Área * 4 km2 km²
Volume * 222 km³
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Laguna Lachuá é uma laguna localizada na Guatemala, cuja cota de altitude é de 173 metros acima do nível do mar. Apresenta uma área de 4 quilómetros quadrados e uma profundidade máxima de 222. Localiza-se no departamento de Alta Verapaz, no município de Panzós.

Encontra-se envolta pela selva tropical no município de Cobán, Alta Verapaz. Este lago apresenta uma forma circular e geologicamente apresenta-se como uma Dolina inundada. A água que preenche o lago tem um odor sulfúrico, facto que explica o nome: “Lachuá”, palavra de origem ameríndia, termo Kekchí "li chu há" cuja tradução significa "água fétida".

Esta água contem um elevado teor de Calcite, a tal ponto que os ramos de árvores que caem no lago rapidamente são cobertos por uma capa de calcite branca. [1] Este lago localiza-se ao centro do Parque Nacional Laguna Lachuá, cuja criação aconteceu e, 1976. Este parque tem uma área de 145 145 km²,[2] e é povoado por mais de 220 especies de plantas e de 210 espécies de mamíferos e passaros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Show Caves of Guatemala - Laguna Lachua showcaves.com.
  2. CONAP. Listado de Áreas Protegidas (enero, 2011) (xls) conap.gob.gt. Página visitada em 27-06-2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Guatemala é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.