Laguna Lachuá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laguna Lachuá
Laguna Lachuá
Localização
Coordenadas 15° 55′ N, 90° 40′ O
Localização Cobán
País  Guatemala
Características
Altitude 173 m m
Área * 4 km2 km²
Volume * 222 km³
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Laguna Lachuá é uma laguna localizada na Guatemala, cuja cota de altitude é de 173 metros acima do nível do mar. Apresenta uma área de 4 quilómetros quadrados e uma profundidade máxima de 222. Localiza-se no departamento de Alta Verapaz, no município de Panzós.

Encontra-se envolta pela selva tropical no município de Cobán, Alta Verapaz. Este lago apresenta uma forma circular e geologicamente apresenta-se como uma Dolina inundada. A água que preenche o lago tem um odor sulfúrico, facto que explica o nome: “Lachuá”, palavra de origem ameríndia, termo Kekchí "li chu há" cuja tradução significa "água fétida".

Esta água contem um elevado teor de calcite, a tal ponto que os ramos de árvores que caem no lago rapidamente são cobertos por uma capa de calcite branca.[1] Este lago localiza-se ao centro do Parque Nacional Laguna Lachuá, cuja criação aconteceu e, 1976. Este parque tem uma área de 145 145 km²,[2] e é povoado por mais de 220 espécies de plantas e de 210 espécies de mamíferos e aves.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Show Caves of Guatemala - Laguna Lachua». showcaves.com 
  2. CONAP. «Listado de Áreas Protegidas (enero, 2011)». conap.gob.gt. Consultado em 27 de junho de 2011. Arquivado do original (xls) em 11 de março de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Guatemala é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.