Laguna Petexbatún

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laguna Petexbatún
Localização
Coordenadas 16° 25′ 56″ N, 90° 11′ 14″ O
País  Guatemala
Características
Altitude 130 m
Área * 5.40 km2 km²
Afluentes Rio Aguateca, Rio El Faisán
Efluentes Rio Petexbatún
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Laguna Petexbatún é uma laguna localizada na Guatemala, cuja cota de altitude é de 130 metros acima do nível do mar. Localiza-se no departamento de El Petén, no município de Sayaxché.

Esta Lagoa da lugar ao rio Petexbatún que é tributário do rio La Pasión, ao sul do departamento de Petén. Esta laguna é alimentada por dois rios de menos caudal, o rio Aguateca e o rio El Faisán.

Arqueólogos têm dado o nome de Estado Petexbatún um grupo de sítios arqueológicos maias localizadas nesta região de Petén , na Guatemala, incluindo depósitos Seibal, Itzan, Dos Pilas, Aguateca, Tamarindito, de Punta Chimino, Nascimento e outros, onde estavam estacionados como muitas cidades maias do Período Clássico mesoamericano.

Este território foi abandonado no período clássico tardio, quando a civilização Maia sofreu um colapso ocorrido de sul para norte e abandonaram praticamente toda a região Peten que durante séculos tinha estado sob seu controle.

Alguns sitios, voltaram novamente a ser habitados mais tarde, como no caso de Seibal, embora possivelmente por grupos étnicos estrangeiros (possivelmente os maias Putun retornandos das planícies do norte.

As informações derivadas de explorações arqueológicas e investigações realizadas em toda a região, tem sido valiosas para explicar as razões para o colapso da Maia do clássico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Guatemala é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.