Lajeosa do Dão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
 Portugal Lajeosa do Dão  
—  Freguesia  —
Brasão de armas de Lajeosa do Dão
Brasão de armas
Lajeosa do Dão está localizado em: Portugal Continental
Lajeosa do Dão
Localização de Lajeosa do Dão em Portugal
40° 31' N 08° O
País  Portugal
Concelho TND1.png Tondela
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 24,31 km²
População (2011)
 - Total 1 940
    • Densidade 79,8/km2 
Código postal 3460

Lajeosa do Dão é uma freguesia portuguesa do concelho de Tondela, com 24,31 km² de área e 1 940 habitantes (2011). Densidade: 79,8 hab/km².

Foi elevada a vila em 30 de Junho de 1999, tendo a sua designação sido alterada de Lajeosa para Lajeosa do Dão.

Os seus limites inscrevem-se entre a ligeira depressão da ribeira de Asnes e a linha de cristas sobranceiras à margem esquerda do rio Dão, distribuindo-se os povoados que integram a freguesia por largas extensões (15 km²) sitas à direita do Dão – Caldas e Corujeiro, Lajeosa (sede da freguesia, com maior densidade demográfica), Vinhal, Teomil, Salgueiral - e aquela mais estreita faixa que assoma a margem esquerda – São Gemil, Furadoiro e Penedo.

Pode-se dizer que a Lajeosa do Dão é um exemplo de prosperidade e crescimento. É lá que se situa a empresa de exportação de vinhos mais importante de Portugal.

Património[editar | editar código-fonte]

Anta da Arquinha da Moura
  • Anta da Arquinha da Moura - Tem um historial recente, com cerca de 250 anos documentados, no entanto possui sepulturas antropomórficas, a Lage da Cabana e Santas Marinhas, que nos permitem pensar em origens mais afastadas situadas entre os 3000 e os 5000 anos.
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.