Lista de personagens da série Mario

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lakitu)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Jogos eletrônicos.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Lista de personagens fictícios da série de jogos eletrônicos Mario.

Principais[editar | editar código-fonte]

Mario[editar | editar código-fonte]

O personagem principal da série e esta sempre em companhia de seu irmão Luigi. Considerado o herói universal do Reino do Cogumelo, já salvou diversas princesas como Pauline(não realmente uma princesa), Peach e Daisy. Inicialmente, como mostra a série Super Mario Brothers, Mario e Luigi chegam ao Reino do Cogumelo como encanadores a serviço de consertar o encanamento de uma senhora, até que veem Bowser atacando a princesa Peach e resolvem ajudá-la. A partir deste dia passarão a viver lá como "defensores do reino". Desde meados da década de 90, a roupa padrão de Mario é uma camiseta vermelha, boné vermelho com a letra M e um macacão azul.

Luigi[editar | editar código-fonte]

Irmão de Mario. Um pouco medroso, mas sempre está na companhia de seu irmão para combater o perigo quando necessário. Sua primeira aparição foi no jogo Mario Bros. (1983), depois disso deu as caras em quase todos os jogos da série juntamente com seu irmão. Em muitos jogos de aventura de Mario, Luigi atua como um personagem jogável através do Player 2. Sua vestimenta é semelhante à de seu irmão, com a cor verde predominando. Desde meados da década de 90, a roupa padrão de Luigi é uma camiseta verde, boné verde com a letra L e um macacão meio roxo azulado.

Peach[editar | editar código-fonte]

A princesa Peach Toadstool reina o Reino do Cogumelo, com vários serventes Toads. Suposta namorada de Mario e amiga de Daisy, Peach era referida na América do Norte como Princess Toadstool, até Super Mario 64 ser lançado, onde ela assinava como Princess Toadstool, Peach. A primeira aparição da princesa na série é no jogo Super Mario Bros., onde foi raptada pelo vilão Bowser e deve ser salva pelo herói encanador Mario ou por seu irmão Luigi. A princesa aparece em inúmeros jogos da série e nos jogos esportivos da série ela é um personagem jogável, além de alguns outros da série, como Super Mario Bros. 2 e Super Paper Mario. A princesa além de sempre ser capturada por Bowser já salvou Mario de suas garras em Super Princess Peach, jogo próprio que estrelou no Nintendo DS. Ela é uma humana, assim como Mario e Luigi, mas em Super Mario RPG sua avó tem a aparência de um cogumelo, mas, de qualquer forma, Peach é uma figura humana.

Toad[editar | editar código-fonte]

Um dos cogumelos servos de Peach, muito chegado a ela e a Mario e Luigi. Vive no Reino do Cogumelo no castelo da Peach sempre a disposição, Toad é uma simpática criatura que serve de conselheiro aos irmãos Mario dizendo o que precisam fazer no jogo, ou apenas avisando que a Princesa está em outro castelo.
Além do tradicional Toad vermelho, existem Toads de diversas cores: amarelo, azul, verde e roxo, presentes nos jogos mais recentes da Turma.
Toad é um personagem jogável mais comumente em jogos esportivos da série. Os poucos jogos de aventura em que é controlável são Super Mario Bros 2 (mais conhecido pela sua versão do SNES, dentro do game Super Mario All-Stars) e no New Super Mario Bros (para Wii), controlando os Toads Amarelo e Azul.

Pauline[editar | editar código-fonte]

A ex-namorada de Mario. No primeiro jogo de Mario ele tem sua namorada Pauline (habitante do mundo real)sequestrada por Cranky Kong, que depois de ser vencido várias vezes por Mario, Pauline foi caída no esquecimento e foi Substituída pela Peach, mais depois de muitos anos Donkey foi seguir os passos de seu avô, mais também se deu mal , mais ao contrário de seu avô no final faz as pazes com Mario.

Yoshi[editar | editar código-fonte]

Yoshis são dinossauros que vivem em Yoshi's Island (Ilha do Yoshi). Yoshi quando era jovem ajudou Mario em sua infância levando-o para os pais e seu irmão ainda bebê na época no jogo Super Mario World 2: Yoshi's Island, no que diz a série "Super Mario Brothers", Yoshi é encontrado quando Luigi se perde de Mario e Peach no reino dos dinossauros e se depara com um bloco só que quando bate nele ao invés de cogumelos ou flores saírem dele aparece um ovo de Yoshi.

O Yoshi já teve seu próprio jogo que foi Yoshi para NES.

Secundários[editar | editar código-fonte]

Wario[editar | editar código-fonte]

Wario antigamente era um inimigo de Mario vindo de uma dimensão oposta de Mario, na verdade seu nome é um trocadilho invertendo o 'M' ao contrário, mais depois Wario faz as pazes com Mario e com Luigi, ajudando-os nas aventuras como mostra os jogos da série Mario Party e também no jogo Super Mario 64 DS, Wario também é na verdade primo de Mario e Luigi e é irmão de Waluigi. Hoje Wario vive no Reino do Cogumelo em um castelo com alta mordomia e com as altas riquezas encontradas nas séries Wario.

Waluigi[editar | editar código-fonte]

É a versão má de Luigi da mesma forma que o Wario é para Mario. Sua primeira aparição foi em Mario Tennis, para Nintendo 64. Como confirmado pela Nintendo da Europa, Waluigi é primo de Mario (e, consecutivamente, de seu irmão Luigi) e é o irmão de Wario, os dois (Waluigi e Wario) tem como característica marcante serem exatamente opostos aos primos, uma vez em que não medem esforços para passar a perna em Mario e Luigi para conseguirem o que querem. Apesar disso, Waluigi é um tanto atrapalhado e não parece tão astuto quanto Wario, porém algumas vezes se mostra mais esperto que seu irmão.

Ele, juntamente com seu irmão, vivem em seu palácio com muita mordomia e cheio de tesouros encontrados nas aventuras de Wario; como mostra as séries "Wario Land".

Daisy[editar | editar código-fonte]

Namorada de Luigi e prima da princesa Peach, governa Sarasaland, um reino muito distante do Reino do Cogumelo e muito estranho também. Sarasaland só apareceu duas vezes nos jogos de Mario, os unicos jogos com sua aparição foi no jogo Super Mario Land e Super Mario Land 2 se bem que no jogo Mario Kart Wii acredita-se que a pista Daisy Circuit se passa em Sarasaland, mais nada confirmado oficialmente. Daisy, a não ser em Super Mario Land 1 e 2, só aparece em jogos esportivos da série Mario.

Birdo[editar | editar código-fonte]

Birdo é ex-inimigo cujo gênero é controverso, ou seja, não se sabe ao certo se é mulher ou é homem, isso gerou muita polêmica nos jogos do Mario em que ele está presente, ela é um dinossauro rosa (em alguns jogos eles são multicoloridos) que sempre usa um laço vermelho na cabeça. Sua espécie é bird-ossauro (trocadilho com a palavra bird (pássaro) e dinossauro). Ela pode soltar ovos e fogo pela boca e sugar a comida. Em seu primeiro jogo (Super Mario Bros 2), ela era do mal, mas depois suas características foram mudadas e ela se converteu ao lado do bem e hoje dia pode-se dizer que é suposta namorada de Yoshi. Foi feita também uma versão robô dela: Robirdo.

Curiosidades: No desenho animado (Super Mario Bros. Super Show), as Birdos podem voar, embora ela nunca tenha voado em jogo nenhum.

Donkey Kong[editar | editar código-fonte]

Donkey Kong é um macaco que esteve com Mario desde sua primeira aparição, no jogo de sua primeira aparição Donkey é o inimigo de Mario, no final do jogo Donkey se caracteriza por jogar barris nele e Mario deve desviá-los, até que Mario e Donkey ficaram famosos a Nintendo resolveu criar mais jogos onde os heróis se confrontam. Mario e Donkey se encontram como inimigos também em Mario vs. Donkey na versão para Game Boy, Mario vs. Donkey: Mini Land Mayhem e Mario vs. Donkey 2: March of the Minis, apesar de tudo Mario e Donkey não são inimigos, podemos ver Donkey em vários outros jogos de Mario como nas séries Mario Party, Mario Kart e nos jogos Mario e Sonic at the olimpic Winter/London Games.

Diddy Kong[editar | editar código-fonte]

Sobrinho de Donkey Kong, Diddy Kong é caracterizado "como um ajudante" de Donkey na maioria de seus jogos, Diddy se destacou tanto que conseguiu um jogo onde ele é o herói Diddy Kong Racing (sem a aparição de Donkey) onde ele e seus amigos fazem uma corrida com karts, aviões e jet-skis, Diddy sempre acompanha seu tio nas aventuras de sua série (sem contar pelos jogos do inicio da franquia Donkey Kong onde os personagens eram Cranky Kong o avô de Donkey e Donkey Kong Jr. o pai de Donkey) e às vezes Diddy também acompanha seu Tio em alguns jogos de Mario como por exemplo em Mario Party DS e Mario Kart Wii.

Rosalina[editar | editar código-fonte]

Rosalina é a rainha das estrelas. Ela perdeu a mãe quando pequena, mas se sente feliz com suas filhas adotivas Lumas (pequenas estrelas) e em Super Mario Galaxy, ajudou a salvar a Princesa Peach. Ela aparece em em Mario Galaxy 1 e 2 e em alguns jogos esportivos, como Mario Kart Wii.

Toadette[editar | editar código-fonte]

Toadette, em definição, é a versão feminina de Toad. Ela é geralmente rosa, mas tem pintinhas brancas na cabeça. Usa um colete rosa e um par de cogumelos em suas tranças. Aparece em Mario Party (6, 7, 8 e DS), Mario Kart Double Dash, Mario Kart Wii entre outros diversos jogos esportivos.

Toadsworth[editar | editar código-fonte]

É um Toad idoso e sempre fica ao lado de Peach sua primeira aparição foi em Super Mario Sunshine, aonde viaja a Isle (Ilha) Delfino com Mario, Peach e com alguns Toads. O manual de Super Mario Sunshine fala que Toadsworth é amigo da princesa Peach a um longo tempo, e certamente, no jogo Mario & Luigi: Partners in Time mostrou um Toadsworth mais novo, mostrando que ele estava com a princesa Peach desde que ela era pequena. Ele apareceu também em Mario Party 7 liderando os Personagens da saga. Toadsworth fez sua primeira, e assim única, participação onde é jogável em um jogo, que se trata de Mario Superstar Baseball, como a maioria dos jogos em que ele é um NPC, frequentemente dando conselhos ou sendo alguma coisa em mini-games. Em Paper Mario: The Thousand-Year Door, Toadsworth revela que tem 70 anos.

Bebês[editar | editar código-fonte]

Baby Mario[editar | editar código-fonte]

Baby Mario é a versão bebê de Mario que aparece pela primeira vez em Super Mario World 2: Yoshi's Island , que estava sendo levado pela cegonha para seus pais com seu irmão, até que Baby Bowser estraga seus planos, e um Yoshi tem o dever de seguir a cegonha e entregar o bebê a seus pais, mais afinal seus pais acham o Reino do Cogumelo muito arriscado para seus filhos e os enviam para o Mundo Real, onde passam sua vida inteira até que quando grandes voltam ao Reino do Cogumelo novamente acidentalmente, e passam até hoje suas vidas por lá, Baby Mario também aparece em Mario Golf, Mario Tennis Open, Mario and Luigi: Partners in Time, entre outros.

Baby Luigi[editar | editar código-fonte]

Juntamente com seu irmão apareceu pela primeira vez em Yoshi's Island, o bebê é carregado pela cegonha o jogo inteiro enquanto seu irmão fica na garupa de um Yoshi tentando seguir a cegonha e devolver Baby Mario a ela, Baby Luigi também como seu irmão já encontrou sua forma adulta em Mario Golf, Mario & Luigi: Partners in Time e em Mario Kart Wii como personagens jogáveis.

Baby Peach[editar | editar código-fonte]

A birrenta princesinha Baby Peach apareceu pela primeira vez em Mario & Luigi: Partners in Time, no jogo a princesinha chora por tudo e só se acalma quando Baby Mario faz ela rir, também aparece em Yoshi's Island DS, e também aparece em jogos com sua versão adulta como em Mario Golf, Mario Kart Wii e Mario Tennis Open.

Baby Wario[editar | editar código-fonte]

Aparecido pela primeira vez em Yoshi's Island DS, o bebezinho ganancioso carrega um ímã gigante para atrair moedas para ele mesmo. Seu ímã também é capaz de levantar as plataformas metálicas e movimentar grandes caixas de metal.

Baby Bowser[editar | editar código-fonte]

Embora muito parecido com Bowsy, é Bowser em sua versão bebê, que também apareceu pela primeira vez em Super Mario World 2: Yoshi's Island que cria toda a confusão do jogo, e também aparece no jogo, Super Smash Bros Melee, Yoshi Island DS e Yoshi's Story.

Baby Daisy[editar | editar código-fonte]

A versão bebê da Daisy, aparecida pela primeira vez em Mario Kart Wii, no jogo a bebê ganhou um circuito de sua versão adulta, com uma estátua dela com Baby Luigi a carregando no ar.

Baby Donkey Kong[editar | editar código-fonte]

Aparecido pela primeira vez em Yoshi's Island DS como personagem jogável após completar várias fases, Baby Donkey Kong também aparece em Super Mario Sluggers.

Inimigos principais[editar | editar código-fonte]

Bowser[editar | editar código-fonte]

O Rei Bowser Koopa ou somente Bowser, é o principal vilão do universo de Mario. Ele é o Rei de todos os Koopas (como os Koopa-Troopas, Koopas Jogadores de Futebol, entre outros).

Geralmente, Bowser rapta a Princesa Peach, e os irmãos Mario rumam para salvá-la. Bowser apareceu nos games pela primeira vez em Super Mario Bros. e continuou como arqui-inimigo de 'Mario desde então. Suas aparições não foram, entretanto, apenas como vilão. Em alguns jogos Bowser faz o papel de herói (como em Paper Mario: The Thousand-Year Door) ou até como parte da equipe (como Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, Super Paper Mario e Mario & Luigi 3: Bowser Inside Story).

Seu principal objetivo é dominar o reino Mushroom Kingdom e assim casando-se com a Princess Peach seria o rei e escravizaria todos no reino.

Bowser Jr.[editar | editar código-fonte]

Bowser Jr. é o último e mais novo filho de Bowser, que apareceu pela primeira vez em Super Mario Sunshine e também em outros jogos como: Mario and Sonic at The Olimpic Winter (London) Games, Mario 3 on 3 Hops , Mario Galaxy,New Super Mario Bros, New Super Mario Bros. Wii, Mario Party DS, etc.

Antes de Bowser Jr. nascer, os seus irmãos (os Koopalings) eramos chefes secundários (como Bowser Jr. é hoje), mas, agora Bowser Jr. é o segundo chefe e sai em missões com seu pai, e os Koopalings foram rebaixados a guardas do castelo de Bowser.

Nota: não confundir Bowser Jr. com Baby Bowser, a versão bebê de Bowser que se parece muito com ele.

Koopalings[editar | editar código-fonte]

Os Koopalings ou Koopa Kids, é o nome dado aos filhos de Bowser. Ludwig Von Koopa, Lemmy Koopa, Roy Koopa, Iggy Koopa, Wendy O. Koopa, Morton Koopa Jr. e Larry Koopa são os primeiros filhos do Bowser, que ficaram famosos na série Super Mario Bros 3 e deram continuidade em Super Mario World, depois desse grande sucesso em Super Mario Sunshine Bowser deu origem a seu oitavo e último filho, Bowser Jr., que depois foi substituindo seus irmãos nos jogos. Mas os Koopalings retornaram em New Super Mario Bros. Wii, como os chefes de cada mundo, e deram continuidade em New Super Mario Bros. 2 e ainda em New Super Mario Bros. U. No entanto, em uma entrevista de 2012 com a revista norte-americana Game Informer, Shigeru Miyamoto afirmou explicitamente que "a nossa história atual é que os Koopalings não são filhos de Bowser", deixando oficialmente Bowser Jr. como seu único filho.

Kamek Koopa[editar | editar código-fonte]

Também chamado de Magikoopa, nos jogos mais recentes, Kamek é um bruxo que vive em um castelo de acordo com a série "Super Mario Brothers", sua primeira aparição foi no jogo Super Mario Yoshi's Island onde tenta impedir que Yoshi entre na sala do bebê Bowser no corredor antes dela. Atualmente, Kamek virou um vilão por si próprio (antes só recebia ordens de Bowser) apesar de ainda planejar planos com Bowser como mostra o jogo Mario Party.

Koopa Troopa[editar | editar código-fonte]

Koopa Troopa, também é um inimigo muito conhecido nos jogos de Mario. Os Koopas são uma espécie de tartarugas amarelas, em geral têm cascos verdes (mas alguns têm cascos de outras cores), e usam botas. Uma estratégia simples e eficaz de derrotar os Koopas é simplesmente pular em cima deles, que caem de barriga para cima e demoram para se levantarem.

Alguns Koopas são "do bem" como os: Kooper, Koops, Kopie Koo (Paper Mario e Paper Mario: The Thousand-Year Door).

Existem também os Koopas Paratroopas, com asas e cascos vermelhos sem espinhos. Há também Koopa Paratroopas com o casco azul de espinhos e também com casco verde sem espinhos.

Para-Troopa[editar | editar código-fonte]

São Koopa Troopas vermelhos que podem voar.

Blooper[editar | editar código-fonte]

Os Bloopers são um espécie de lula branca dos jogos de Mario. Elas vivem no oceano, geralmente em fases aquáticas, e gostam de perseguir Mario por toda parte. Aparecem nos seguintes jogos:
Neste jogo, os Bloopers seguem o movimento que os conduz para cima, podendo Mario passar por baixo deles. São encontrados em fases aquáticas.

Super Mario Bros. The Lost Levels: Neste jogo, os Bloopers podem viver tanto no mar quanto no ar.

Super Mario Bros. 3: Neste jogo, os Bloopers ganharam sua versão com um corpo menor, e também a nova versão, os Baby Blooper, que são uma miniatura de Blooper encontrados em algumas fases de oceano junto com Bloopers normais.

Mario Kart Wii: Aparece como um item de ataque usado pelos corredores, que consiste em lançar uma "tinta preta" na cara do adversário que estiver com Blooper sobre seu veículo.

Mario Party 9: Aparece como o protagonista em um minigame do jogo (modo Boss Battle).

Lakitu[editar | editar código-fonte]

Lakitu, era um antigo inimigo que agora é aliado, mas que usa óculos e sempre flutua em uma nuvem, em Super Mario World também são encontrados fazendo o mesmo papel dentro de canos. Os Lakitus são inimigos um pouco difíceis de derrotar, já que quando estão montados em suas nuvens pode facilmente desviar dos ataques inimigos.

Para atacar, os Lakitus jogam Spiny Eggs ou qualquer coisa que cause dano. No jogo New Super Mario Bros., se Mario pular e lançar uma bola de fogo (ocasionalmente depois de pegar uma Flor de Fogo) num Lakitu, ele cairá da nuvem e Mario poderá subir nela. Atualmente os Lakitus andam mais amigáveis (estão se revoltando contra Bowser) e aparecem em jogos como os da série Mario Kart ajudando os corredores quando eles saem da pista. E em Super Mario 64, atua como Cameraman.

Alguns Lakitus "do bem": Lakilester "Spike", Lakilulu (Paper Mario).

Planta Piranha[editar | editar código-fonte]

Piranhas Plants, são plantas carnívoras, geralmente vermelhas com pintas brancas, que vivem nas tuberias que Mario e Luigi às vezes ultilizam para atravessar caminhos.

As Piranha Plants, cospem bolas de fogo e mordem qualquer um que chegar muito perto. Há algumas Piranha Plants que são diferentes, algumas vivem no gelo, outras vivem em terra e outras vivem até em lugares quentes e na lava, como é o caso de Lava Piranha.

Em alguns jogos de Mario, como Mario Kart: Double Dash!, existe chamado Petey Piranha, um Piranha Plant bípede, com pétalas. No jogo Mario & Luigi: Partners in Time, Princess Shroob dá a Princesa Peach para Petey Piranha devorar. Parece ser como Waluigi: aparece somente em jogos esportivos da série Mario. Além disso, o proprio Waluigi tem uma Piranha Plant sem pés, que fica num vaso.

Shy Guy[editar | editar código-fonte]

Shy Guy é conhecido no Japão como Heihõ e como diz o nome (Shy=Tímido Guy=Cara) é muito tímido. Os Shy Guys são pequenas criaturas que se vestem com roupas que combrem totalmente o corpo, e sempre usam máscaras. Ninguém sabe como é o rosto de um Shy Guy porque eles são muito reservados e não se abrem para pessoas que não sejam Shy Guys também.

Há várias "espécies" de Shy Guys, cada um com uma habilidade especial, como Medi Guy (que cura seus aliados), Pyro Guy (que usa ataques de fogo), Spear Guy (que parece primitivo e ataca com lanças), Sky Guy (que flutua no ar com balões e atira pedras com seu estilingue), Anti Guy (Shy Guy preto extremamente forte) e muitos outros. Alguns Shy Guys são únicos, como General Guy e Gourmet Guy (Paper Mario), Game Guy (Mario Party 3), Petal Guy (Mario Party Advance).

Bob-Omb[editar | editar código-fonte]

Bob-omb, é uma bomba com olhos e pernas. Os Bob-ombs são muito temperamentais e, caso algum inimigo se aproximar, eles explodem e causam muito dano a quem estiver próximo. Alguns Bob-ombs são rosas, e estes são mais amigáveis.

Alguns Bob-ombs "do bem": Bombette, Admiral Boobery (de Paper Mario e Paper Mario: The Thousand Year Door), Bob-omb Buddies (que aparecem em vários jogos, inclusive em Super Mario 64 e Super Mario Galaxy 2).

Boos[editar | editar código-fonte]

Os Boos são os fantasmas. Apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros. 3. Mesmo sendo fantasmas, podem ser mortos de diversas maneiras: com a invencibilidade proporcionada pela estrela, jogando um martelo (em Super Mario Bros. 3, em que Mario pode atirar martelos, com um item especial). Em Super Mario 64, é possível matar um fantasma com um soco.

Quando Mario olha na direção deles, os Boos param e ficam "invisíveis", mas quando Mario vira-se de costas para eles, os Boos vão em sua direção e tentam atacá-lo.

Em Super Mario World, surgem tipos diferentes de Boos: os que ficam se mexendo e batendo pelas paredes mesmo quando o jogador olha em sua direção, e os que, em vez de ficar invisíveis, transforma-se em blocos quando o personagem olha para eles.

Em New Super Mario Bros., os Boos são invencíveis, e alguns deslocam-se inspirando ar e tornando-se maiores e mais poderosos.

Em New Super Mario Bros. Wii, Boos costumam andar em conjunto, e podem apenas ser derrotados com uma estrela, que costuma aparecer em caixas perto deles.

Em Super Mario Galaxy há um novo tipo de Boos, os Bomb Boos. Eles são Boos pretos com olhos amarelos que podem ser usados por Mario para destruir objetos. Nesse jogo, aparece também um Boo chamado Spooky Speedster, que em algumas fases aposta uma corrida com Mario ou Luigi. Boos normais podem ser derrotados guiando-os até a luz.

Rei Boo[editar | editar código-fonte]

O rei dos Boos. Autoridade principal. Suas aparições principais foram nestes jogos: Super Mario Sunshine; Mario Kart Wii; Luigi's Mansion. Luigi's Mansion: Dark Moon.

Dry Bones[editar | editar código-fonte]

Dry Bones é um Koopa Troopa aliado de Bowser que é feito de ossos. Em Mario Party DS é o chefe do 3º nível. Provavelmente os Dry Bones só aparecem nos castelos na forma de chefe e/ou tartaruga normal.

Bullet Bill[editar | editar código-fonte]

Os Bullet Bill são grandes projéteis. São disparados para tentar atrapalhar o personagem. Possuem tamanho variados e ao errar o alvo, podem voltar a persegui-lo novamente, tentando acertar-lhe (assim chamado Missile Bill). A única forma de eliminá-los é pulando sobre eles. Existem variações, como Banzai Bill (Bullet Bill gigante) e Torpedo Ted (Bullet Bill aquático).

Cheep Cheep[editar | editar código-fonte]

Cheep Cheep, é uma espécie de peixe. Alguns Cheep Cheeps são grandes e engolem as pessoas (Boss Basses), outros podem viver fora da água, como Sushie, uma amiga de Mario em Paper Mario. Os Cheep Cheep, ao invés de nadadeiras, possuem asas e, assim, podem pular mais alto para fora da água e atacar Mario e Luigi.

Trouter[editar | editar código-fonte]

Os Trouters são espécies de peixes, como Cheep Cheeps. Eles fazem sua primeira aparição em Super Mario Bros. 2 para pegar Mario, Luigi, Peach ou Toad e levá-los para dentro da água. Eles também aparecem em The Super Mario Bros. Super Show! para mostrar que se Mario e Luigi cairem na água, eles o perseguem. Às vezes, para mostrar seu apetite, eles são armados com facas e garfos e segurando babadores.

Goombas[editar | editar código-fonte]

Goomba, é um inimigo clássico de Mario. Os Goombas se parecem com cogumelos de grandes cabeças, pequeno corpo e pés. Sua cor é marrom, e geralmente, os Goombas são pequenos, mas alguns são diferentes, como o Goomba King (que é enorme) e os Red e Blue Goomba (Red é vermelho e Blue é azul) de Paper Mario. Existem vários tipos de Goombas: Paragoombas, que tem asas e voam. Também existem algumas variações parecidas os Goombas, os Hyper Goombas, os Choombas (que são como máquinas a vapor) e os Chuboombas (que andam com um pirulito nas costas e são gordos) de Paper Mario e Bowser's Inside Story.

Alguns Goombas são "do bem" como: Goombario e sua família (de Paper Mario), Goombella e Professor Frankly (de Paper Mario The Thousand Year Door), Goombob (de Mario Party Advance).

Princesa Shroob[editar | editar código-fonte]

Ela é a Princesa dos Shroob (cogumelos roxos vindos de outro planeta) possui a cabeça de um shroob e odeia a Peach, apareceu na primeira vez em Mario & Luigi: Partners in Time, onde o Reino do Cogumelo foi invadido por várias naves espaciais cheias de shroobs mandadas por sua Princesa.

Monty Mole[editar | editar código-fonte]

Monty Mole é um animal que aparece na série de personagens Mario, como um inimigo que se parece muito com toupeiras. Ele geralmente vive debaixo da terra e quando Mario e/ou Luigi aparecem eles partem para o ataque (esse animais alguns não são muito fortes e podem ser facilmente devorados pelos Yoshi, mas existem alguns bem grandes).

Clawgrip[editar | editar código-fonte]

É um siri gigante. Ele tem a habilidade lança rochas. No jogo Super Mario Bros. 2, Mario precisa pegar cinco delas e jogar nele para vencer, também aparece no desenho animado Super Mario Bros Super Show.

Buzzy Beetle[editar | editar código-fonte]

Buzzy Beetle é um besouro amarelo de casco azul e olhos vermelhos semelhante aos Koopa Troopas, pois seu casco pode ser lançado como o das tartarugas. Ao contrário dos Koopa Troopas, os Buzzy Beetles são resistentes a bolas de fogo lançadas pelos personagens através da Fire Flower.

Fryguy[editar | editar código-fonte]

É uma bola de fogo. Jogue três blocos e ele se dividirá em pedaços. É um dos chefes mais difíceis do jogo Super Mario Bros. 2 e também Capanga do Rei Koopa (Bowser) no Desenho animado Super Mario Bros. Super Show.

Gooper Blooper[editar | editar código-fonte]

O Grande Blooper, maior que todos os outros, e consequentemente, o chefe deles. Um Blooper é basicamente um polvo branco com manchas azuis frequentemente encontrados em esgotos.

Kammy Koopa[editar | editar código-fonte]

Braço-direito de Bowser em Paper Mario e Paper Mario: The Thousand Year Door, ajudou a roubar a Star Rod, além de aprisionar as Stars Spirits em cartas. Tem o temperamento forte e atrapalha Mario durante o jogo. Não se sabe se ela tem alguma conexão com Kamek.

Hammer Bros.[editar | editar código-fonte]

São Koopas que jogam martelos. Existem variações deles, chamados Boomerang Bros. (que lançam bumerangues), Fire Bros. (que lançam bolas de fogo), Sumo Bros. (que atiram martelos e fazem o chão tremer) e "Amazin' Flyin' Hammer Bros." que jogam seus martelos de cima de blocos voadores.

Fawful[editar | editar código-fonte]

Fawful é um beanish (nome dado à raça de moradores do Reino dos Feijões, Beanbean Kingdom) excêntrico recorrente da série Mario & Luigi. Ele é notável por falar em inglês gramaticalmente incorreto e fazer metáforas obscuras relacionadas à comida.

Petey Piranha[editar | editar código-fonte]

Petey Piranha é uma Piranha Plant anormalmente grande com pétalas em sua cabeça todo o queixo. Sua primeira aparição é em Super Mario Sunshine, e desde então ele ganhou muita popularidade e tornou-se um chefe regular em títulos de Mario. Ele também sempre aparece em jogos de esportes e spin-offs. Supostamente, ele é o governante de sua espécie, como sugerido por seu nome no Japão, Boss Pakkun ("Pakkun Flower" é o nome japonês para o Piranha Plant). Ele tem vários poderes especiais que o distinguem de Plantas Piranha normais, incluindo Goop cuspir, voar e atacar com vinhas.

Curiosidade: No final de cada batalha com ele, ele é destruído, mas sempre parece ser ressuscitado para aparecer em um outro jogo.

Chain Chomp[editar | editar código-fonte]

Chain Chomp é como um cachorro que serve ao Rei Koopa (Bowser), ele fica latindo e se alguém chegar perto ele geralmente abre e fecha a boca e da um impulso para frente acertando quem estiver perto. Apareceu na maioria dos jogos como: Paper Mario, Super Mario 64, Mario Party 9 (um dos boss), Mario Party 3 e vários outros, não há uma maneira certa de derrotá-los, depende de cada jogo.

Aliados[editar | editar código-fonte]

Goombario[editar | editar código-fonte]

Goombario apareceu na primeira vez em Paper Mario, quando Mario é derrotado por Bowser com o poder da Star Rod, as Stars Rod resolvem ressuscitá-lo e Goombario o acha. Goombario é um grande fã de Mario e sabe muitas coisas e pode fornecer informações sobre pessoas, lugares e inimigos.

Goombella[editar | editar código-fonte]

Goombela: A primeira a se unir a Mario no jogo Paper Mario: The Thousand-Year Door. É uma arqueóloga aspirante, era uma dos estudantes do Professor Frankly, na Faculdade Goom. Ela é uma Goomba rosa. Ela sabe muitas coisas e fala tudo sobre lugares, objetos e inimigos. Não pode atacar inimigos com espinhos, pois ela se ferirá.

Prof. Kolorado[editar | editar código-fonte]

Ele é o professor de arqueologia da universidade. Sua grande paixão é explorar lugares e colecionar objetos de valor. Ele ajuda Mario em Paper Mario: The Thousand-Year Door.

Kooper[editar | editar código-fonte]

Kooper é um Koopa-Troopa aventureiro que quer se tornar um arqueólogo e é fã do Prof. Kolorado, um dos arqueólogos mais conhecidos no Mushroom Kingdom.

Parakarry[editar | editar código-fonte]

Parakarry é um Para-Troppa carteiro muito atrapalhado que se une a Mario em Paper Mario: The Thousand-Year Door.

Poochy[editar | editar código-fonte]

Uma criatura parecida com um cão da pradaria semelhantes a topeiras peludas, que aparece no jogo Super Mario World 2: Yoshi's Island como um amigo de Yoshi. No jogo, ele se move na direção que Yoshi aponta.

Queen Bean[editar | editar código-fonte]

Queen Bean é uma personagem do jogo Mario & Luigi: Superstar Saga. Ela é a governanta oficial do BeanBean Kingdom. Ela governa o reino junto com Lady Lima, sua fiel companheira e guardiã da Beanstar, e com seu filho, o Príncipe Peasley.

Lady Lima[editar | editar código-fonte]

Ela é a fiel companheira da Queen Bean e guardiã da poderosa Beanstar. Lady Lima é conselheira da Queen Bean há muitos anos, acompanhou o crescimento do BeanBean Kingdom até a chegada da temida bruxa Cackletta, que acabou hipnotizando a governanta do reino. Lady Lima aconselhou Mario e Luigi em suas missões no reino, para recuperar o voz da Princess Peach.

Prince Peasley[editar | editar código-fonte]

Prince Peasley é um personagem do jogo Mario & Luigi: Superstar Saga. Ele é o filho da Queen Bean, portanto, príncipe do BeanBean Kingdom. Segundo o jogo, Prince Peasley foi até a HooHoo Mountain procurar pistas da bruxa Cackletta?, pois ela havia roubado a voz da Princess Peach. Ao chegar na montanha, Peasley foi capturado e prendido num enorme ovo no topo da montanha, sendo salvo depois por Mario e Luigi.

Wanda[editar | editar código-fonte]

Wanda é uma pequena fada loira que, em Mario & Wario[1] , ajuda os personagens que estão com um objeto encobrindo sua visão a guiá-los, fazendo os mesmos chegarem ao seu destino.

Mallow[editar | editar código-fonte]

Mallow é uma pequena criatura feita de algodão que se torna o primeiro aliado de Mario no jogo Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Ele é um jovem garoto órfão adotado por um sapo e que perdeu de sua família. Após conhecer o Mario e viajar com ele, descobre-se mais informações sobre seu passado misterioso no decorrer da aventura.

Geno[editar | editar código-fonte]

Geno é um boneco mágico que se torna aliado de Mario no jogo Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Originalmente ele pertencia a um jovem garoto fanático por brinquedos sendo ele o seu favorito, porém por meio do espírito de uma estrela Geno acabou por ganhar vida e super poderes através de sua varinha mágica passando a guiar Mario e Mallow na jornada pela 7 estrelas desde então.

Referências

  1. www.nintendoblast.com.br/2013/02/blast-from-japan-mario-wario-snes.html+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br