Lamborghini Reventón

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lamborghini Reventón
Lamborghini Reventón.jpg
Visão Geral
Produção 2007
21 unidades (1 Para o museu) e 15 unidades cabrio
Fabricante Lamborghini
Modelo
Classe Super Esportivo
Carroceria Coupé
Ficha técnica
Motor 6.5 litros V12 Central (650 cv)
Transmissão 6 Velocidades - 8.000 rpm
Modelos relacionados Lamborghini Murciélago
Pagani Zonda, Ferrari Enzo
Dimensões
Comprimento 4700 mm
Largura 2058 mm
Altura 1135 mm
Peso 1665 kg
Velocidade Máx. 350 km/h
Cronologia
Último
Último
Lamborghini Murcielago
Lamborghini Aventador
Próximo
Próximo


O Reventón é o modelo exclusivo da Lamborghini, tendo sido lançado no IAA de 2007 custando 1.5 milhões. Sua velocidade máxima fora registrada em Dubai, atingindo 339.6 km/h (211 mph). No lançamento a Lamborghini declarou que apenas 20 Reventóns seriam vendidos ao público, e um outro feito para o museu da marca (Marcado como 0/20). Cada Reventón tem seu número de produção marcado em uma sequência até 20 entre os bancos do motorista e do passageiro.

Apesar do exterior ser novo, quase todos os elementos mecânicos (incluindo o motor) foram tirados do Murciélago LP640. De acordo com a Lamborghini, o exterior do Reventón fora inspirado pelos "mais rápidos aviões".

Nome[editar | editar código-fonte]

Mantendo a tradição, o nome Reventón fora tirado de um conhecido touro de touradas. O touro que cresceu pelos cuidados da família Don Heriberto Rodríguez, ficou famoso por matar o conhecido toureiro mexicano Félix Guzmán em 1943.

Aspectos Gerais[editar | editar código-fonte]

Rear view of the Lamborghini Reventón.

Interior[editar | editar código-fonte]

O painel de instrumentos do Reventón tem três monitores LCD com dois modos diferentes. Os instrumentos ficam alojados em um bloco de alumínio sólido protegidos por um invólucro de fibra de carbono. A instrumentação do carro inclui um medidor de força-g, que mostra a intensidade e a direção das forças-g que agem sobre o carro. Os bancos do Reventón são feitos de couro preto e Alcantara marrom.

Exterior[editar | editar código-fonte]

O Reventón tem um exterior todo em fibra de carbono. Todos os carros tem a mesma cor, descrita pela Lamborghini como: "Cinza meio opaco sem o brilho normal".

A Lamborghini incorporou faróis diurnos ao carro, sete LEDs foram postos nos faróis e permanecem acesos enquanto o carro está em movimento.

Produção[editar | editar código-fonte]

O primeiro Reventón entregue fora em Las Vegas,[1]rumores indicam que para o magnata árabe Khalid Abdul Rahim.

Em 21 de novembro de 2008, a Lamborghini anuncia que mandou seu ultimo Reventón para um cliente britânico, porém, o site de notícias automotivas CarsUK's afirma que o ultimo Reventón fora enviado para Huston. [2]

Donos conhecidos[editar | editar código-fonte]

Dos 20 carros produzidos, 10 foram enviados para os Estados Unidos, 7 para a Europa, 1 para o Canadá e 2 para a Ásia.[3]

Dentre os donos confirmados estão o presidente Chechêno, Ramzan Kadyrov, o colecionador de carros Ken Lingenfelter, o apresentador norte americano Jay Leno. Hugh McAuley fora o comprador da segunda Reventón produzida, porém, logo a vendeu a sua revendedora de Lamborghinis.

O terceiro carro fora comprado por Meng Faie Ng em Vancouver, após ele ganhar um dos maiores prêmios da loteria canadense. ($50 milhões).

Modelo Roadster[editar | editar código-fonte]

The Reventón Roadster

Um modelo Roadster do carro fora apresentado no Frankfurt Motor Show de 2009. O carro tem o motor da Murciélago LP 670-4 SuperVeloce. Sua produção foi de apenas 15 exemplares custando 1.1 milhões. O modelo roadster é mais lento que o coupé, tendo uma velocidade máxima de 329.9 km/h (205 mph), fazendo de 0 a 100 km/h em 3.3 segundos.


Os donos desse modelo incluem o cantor nascido em Hong-Kong Aaron Kwok e o estilista norte americano Ralph Lauren.

Aparição em jogos[editar | editar código-fonte]

O Reventón é um carro presente no Forza Motorsport 4, título exclusivo do Xbox 360. O jogo que tem os carros descritos pelo apresentador do programa Top Gear Jeremy Clarkson, fora descrito como sendo tão raro, "...que você tem mais chances de ver um unicórnio". Outra aparição desta lenda é no NFS Hot Pursuit em 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lamborghini Reventón
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.