Lamprotornis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomia Lamprotornis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Sturnidae
Género: Lamprotornis
Temminck, 1820
Espécies
Ver texto

Lamprotornis é um género de aves da família Sturnidae, onde se classificam cerca de espécies de estorninhos e melros de diversas colorações como o estorninho-púrpura e o melro-metálico . O grupo ocorre em África, a Sul do Sahara. São aves omnívoras que se alimentam ao nível do solo.

Os estorninhos do género Lamprotornis ocupam habitats diversos, desde savanas e boques, até zonas urbanizadas. A maioria das espécies é gregária fora da época de acasalamento. Os ninhos são construídos em cavidades de árvores, naturais ou recicladas de ninhos de pica-paus. Podem também utilizar estruturas construídas pelo Homem.

São aves de médio porte, grandes para passeriformes, de comprimento variável entre 20 e 25 cm. A sua plumagem é negra e muito distinta pelas iridiscências metálicas em tons de azul, púrpura ou verde, consoante a espécie. A distinção de espécies dentro do grupo é complicada de pôr em prática no campo, porque todas as espécies são muito parecidas e muito activas. Critérios a ter em conta são a cor dos olhos, o comprimento relativo da cauda e o canto.

Os estorninhos habitam zonas florestadas ou de savana e são relativamente comuns.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]

  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund