Lançamento lateral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde agosto de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um jogador a efectuar um lançamento lateral.

Um lançamento lateral é um método de recomeçar um jogo de futebol, após esta ter saído do campo pela linha lateral.

Procedimento[editar | editar código-fonte]

O lançamento lateral deve ser efetuado no local onde a bola cruzou a linha lateral. Os jogadores da equipa adversária têm de estar pelo menos a 2 metros de distância do local onde é executado o lançamento lateral, dentro do campo.

O jogador que efetua o lançamento pode efetua-lo a alguma distância da linha, fora do campo, e visto que por vezes é difícil determinar o local exato onde saiu a bola, o arbitro permite alguma tolerância para a diferença entre o lugar onde saiu a bola e onde é efetuada o lançamento lateral.

No momento do lançamento lateral, o jogador que o efetua deve fazer frente ao terreno, ter, pelo menos parcialmente, os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha, segurar a bola com as duas mãos e lançar a bola por cima da sua cabeça.

A bola entra em jogo no momento em que entra no campo.

Não e permitido marcar um gol diretamente de um lançamento lateral, bem como não existe fora-de-jogo no momento do lançamento lateral.

Faltas[editar | editar código-fonte]

Se um jogador adversário não respeitar a distância necessária ao local do lançamento antes de a bola entrar em campo ou impedir de forma incorreta o executante do lançamento lateral, este deve ser advertido com um cartão amarelo.

Se o jogador que efetua o lançamento não utilizar o procedimento correto, quebrando alguma das regras definidas, o lançamento lateral é atribuído à equipe adversária.

Se o jogador que efetua o lançamento, após a bola entrar em jogo, tocar uma segunda vez na bola, deve ser assinalado um pontapé livre indirecto, com excepção se o jogador tocar na bola uma segunda vez deliberadamente com as mão, devendo neste caso ser assinalado um pontapé livre direto ou um penalti, conforme apropriado.