Lanchester (submetralhadora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Lanchester
Lanchester5.jpg

Lanchester
Tipo Pistola-metralhadora
Local de origem  Reino Unido
História operacional
Em serviço 1941 - 1960
Histórico de produção
Criador George Lanchester
Data de criação 1941
Especificações
Peso 5,4kg
Calibre 9 x 19mm Parabellum
Cadência de tiro 500tpm
Sistema de suprimento carregador de 50 munições
Mira alça e ponto de mira

Lanchester foi uma submetralhadora produzida exclusivamente para a Marinha Real e jamais distribuída entre as forças terrestres, nem usada em ação em quantidades muito grandes.

Projetada por George Lanchester no começo de 1941, seu desenho era uma cópia fiel da MP28 alemã, diferindo em pequenos detalhes, como o encaixe da baioneta e a posição da alavanca seletora de fogo.

A Lanchester carregada pesava apenas 5,4kg e era de fabricação bastante cara e demorada a coronha de madeira maciça, era feita de nogueira e guarnecida com uma placa de latão no coice da coronha. Mesmo na época da Segunda Guerra Mundial, sua aparência já era de peça de "antiguidade", impressão que era acentuada pelo fato de o invólocro do carregador também ser de latão maciço.

Não obstante, a Lanchester serviu muito bem à sua finalidade e permaneceu em uso nos navios da marinha até meados dos anos 1960, quando acabou sendo substituída pela submetralhadora sterling.

Para as poucas ocasiões em que os marinheiros precisavam de armas portáteis, a Lanchester era adequada e bastante confiável.