Colobinae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Langur)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaColobinae
Trachypithecus auratus
Trachypithecus auratus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Superfamília: Cercopithecoidea
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Colobinae
Jerdon, 1867
Gêneros
Semnopithecus

Mesopithecus
Dolichopithecus
Procolobus
Piliocolobus
Colobus
Presbytis
Rhinopithecus
Nasalis

Colobinae é uma subfamília da família dos macacos do velho mundo que inclui 58 espécies em 9 gêneros, incluindo o langur, entre outros, sagrado na Índia. Algumas classificações separam os macacos colobos em duas tribos, enquanto outras separam em três grupos.

Colobos são primatas de tamanho médio com caudas longas e várias colorações. É notável que quase todos os animais jovens têm coloração substancialmente diferente dos adultos. Ao contrário da outra subfamília de macacos do velho mundo, a Cercopithecinae, não possuem bochechas.

A maioria das espécies vivem em árvores, no entanto algumas vivem uma vida mais terrestre. São encontrados em diversos habitats de diferentes zonas climáticas (floresta tropical, florestas de montanha e savana), mas não em desertos e outras áreas secas. Vivem em grupos, mas em formas de grupos diferentes.

São quase exclusivamente herbívoros. Ocasionalmente comem insetos e outros pequenos animais. Para ajudar a digestão de folhas difíceis de digerir, possuem um complexo estômago dividido em partes.

Em média, a gestação dura de seis a sete meses. São considerados jovens até aproximadamente um ano, e maduros dos 3 aos 6 anos. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 20 anos.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.