Lapis Lazuli (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a rocha, veja Lápis-lazúli.
Lapis Lazuli
Informação geral
Origem Hammerdal
País Suécia
Gênero(s) Metal sinfônico[1]
Período em atividade 2005 - presente
Integrantes Vocal: Cecilia Kamf
Guitarra: Tobias Rhodin
Baixo: Sandra Wallo
teclado e Vocal: Timo Hautamäki
bateria: Joakim Ivarsson
Ex-integrantes Vocal: Frida Eurenius
Guitarra: Johan "Joey" Karlsson
Guitarra: Erik Lindfors
Baixo: Henrik Nyman
Vocal: Meliesa McDonell
Vocal: Marie Fjällström
Página oficial www.lapislazuli.se

Lapis Lazuli é uma banda de metal sinfônico originaria da Suécia, formada pelo vocalista e tecladista Timo Hautamäki no ano de 2005. No periodo de 2007 a 2010 a banda teve seu nome alterado para aftermath, mas no final do mesmo ano então o nome foi mudado novamente para Lapis Lazuli.

Até o presente momento a Lapis Lazuli possui uma demo, três álbuns de estúdio e um vídeoclipe, sendo esse lançado no final de 2011. Tem como principais influências as bandas Nightwish, After Forever, Ensiferum, entre outras.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Lapis Lazuli começou no final do verão de 2005, quando Timo Hautamäki brincava com a ideia de começar uma banda de metal sinfônico, enquanto assista a um DVD do Nightwish. Ele entrou em contato com membros de seus outros projetos musicais, Henrik Nyman, Ivarsson Jocke e Lindfors Erik. Para completar a banda, ele convidou Joey Karlsson e Marie Fjällström e ambos aceitaram o convite. O primeiro show foi 2 meses depois, onde criaram a sua primeira canção, chamada "Archangel".

Mas depois do show, Erik não queria mais fazer parte da banda. O sucessor foi Tobias Rhodin, que tocou guitarra com Timo e Jocke em sua ex-banda Hatecrew. Esta formação durou cerca de dois anos, com vários shows e com a gravação de uma demo chamada "Last Hour", que foi lançada em 2006. Em 2007, principalmente, fizeram Shows com Timo nos vocais pois Marie, a vocalista vivia a 300 quilômetros de distância do resto da banda o que dificultava muito a participação dela nos shows. O último show com Marie nos vocais aconteceu no Verão de 2007 em Backe, durante um evento chamado "Tributo a Lapis Lazuli".

Durante o verão desse ano decidiram criar o projeto Aftermath. Desde o começo esse projeto foi criado apenas para a gravação de um album com o intuito de encontrar uma gravadora. Ao mesmo tempo,Timo já tinha uma vocalista em mente, Meliesa McDonell para quem ele havia gravado o teclado em sua demo para o Nightwish quando eles estavam em busca de uma nova vocalista. Ela aceitou de bom grado e em 2008 estreia o álbum Tides of Sorrow. Nesse tempo o projeto evoluiu em uma banda e a primeira turnê caiu na estrada em 2008, porém não havia um baterista permanente, e Henrik assumiu as baquetas durante essa turne. Após a turnê, decidiram que deveriam obter um baterista permanente, então a posição foi ocupada por Jocke.

Pelos próximos dois anos, a banda esteve ensaiando e trabalhando no novo álbum. O desenvolvimento do álbum estava bastante lento pois Joey e Jocke estavam afastados do resto da banda. No entanto, no verão de 2009, ambos voltaram, e desde então a banda tem trabalhado duro em seus projetos. Em 2010, a banda mudou seu nome de volta para Lapis Lazuli e continuou a trabalhar em seu próximo lançamento.

No início de 2011 a banda teve problemas com a vocalista, até então Melissa McDonell, pois ela morava a quase 2000 Km de distância do restante da banda, por tal motivo não tinha condições de ensaiar, fazer gravações e shows, então decidiu sair da banda. Ficaram pouco tempo sem vocalista pois em Abril do mesmo ano Frida Eurenius assumiu como vocalista da banda[2] e lançou com eles o primeiro álbum oficial da Lapis Lazuli intitulado “A Loss Made Forever” em 3 de junho de 2011.[1][3] A banda foi confirmada no festival "Westbay Heaven & Hell" em Västervik, Suécia, de 18 a 19 de maio de 2012.[3]

No final desse mesmo ano, é lançado "A Justified Loss", sendo uma continuação do album anterior, contendo canções mais pesadas e ao mesmo tempo mais melódicas. Esse album é o segundo, da sequencia de 3 albuns planejadas da banda para serem lançados entre 2011-2013.

Em dezembro de 2012 a banda muda sua formação, ao mesmo tempo anuncia a data de lançamento do seu novo album, "Lost", previsto para do dia 26 de janeiro de 2013. Com Sandra Wallo assumindo o baixo e a saída de Tobias Rhodin, a banda passou a ter 5 integrantes.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Demo
  • Last Hour - 2005
Álbuns de estúdio
  • Tides of Sorrow - 2008
  • A Loss Made Forever - 2011
  • A Justified Loss - 2011
  • Lost - 2013
  • The Downfall of Humanity - 2015
Videoclipes
  • "The Silence" - 2011

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Frida Eurenius - Vocal
  • Timo Hautamäki - Teclado e Vocal
  • Johan "Joey" Karlsson - Guitarra
  • Sandra Wallo - Baixo
  • Joakim Ivarsson - Bateria

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Marie Fjällström - Vocal
  • Erik Lindfors - Guitarra
  • Meliesa McDonell - Vocal
  • Tobias Rhodin - Guitars
  • Henrik Nyman - Bass

Referências

  1. a b «REVIEW: Lapis Lazuli – A Loss Made Forever (2011)» (em inglês). infernalmasquerade.com. Consultado em 11 de janeiro de 2012 
  2. Nota Oficial Arquivado em 14 de novembro de 2011, no Wayback Machine.,Notícia oficial da banda sobre a contratação da nova vocalista Frida Eurenius
  3. a b «Lapis Lazuli Confirmed For Swedish Festival "Westbay Heaven & Hell"» (em inglês). metalunderground.com. 2012. Consultado em 11 de janeiro de 2012