Lapsarianismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lapsarianismo (do latim lapsus: 'queda'), na teologia calvinista, é uma doutrina referente à ordem lógica do decreto de Deus de permitir a queda do homem, em relação ao decreto de redimir os eleitos.

Vertentes do lapsarianismo[editar | editar código-fonte]

O lapsarianismo possui duas vertentes que divergem quanto à ordem lógica (não temporal) dos decretos eternos de Deus. Nenhuma dessas vertentes acredita que os eleitos tenham sido designados depois que Adão pecou[1] (já que os decretos divinos seriam anteriores à criação do mundo)[2] Nesse aspecto, os arminianos também concordam com os lapsarianos.

As vertentes do lapsarianismo são:

  • Supralapsarianismo, segundo o qual os decretos de Deus da eleição e da reprovação precederam logicamente o decreto da queda. Ou seja, o supralapsarismo ordena os decretos divinos de tal maneira que o decreto de Deus, em relação à predestinação dos homens à salvação ou à reprovação, antecede seus decretos de criar os homens e de permitir sua queda. Assim, a sequência resultante seria:
  1. Deus decretou salvar certos homens e reprovar outros
  2. Deus decretou criar ambos
  3. Deus decretou permitir a queda de ambos
  4. Deus decretou enviar um redentor para redimir apenas os eleitos
  • Infralapsarianismo, posição na qual se afirma que os decretos de Deus da eleição e da reprovação logicamente sucederam o decreto da queda. De acordo com este esquema, Deus primeiro viu seu povo como caído e então determinou salvá-lo, escolhendo somente alguns para serem salvos. [3] Assim, a ordem lógica:
  1. Deus decretou criar o homem
  2. Deus decretou permitir a queda do homem
  3. Deus decretou eleger alguns, dentre os homens caídos, para salvá-los
  4. Deus decretou prover um redentor para os eleitos

Muitos calvinistas (e muitos não-calvinistas ou arminianos) rejeitam as visões lapsarianistas porque percebem qualquer ordenação particular dos decretos como uma especulação desnecessária e presuntiva, argumentando ser impossível conhecer a mente de Deus sem evidências nas escrituras bíblicas.

Referências

  1. Notes on Supralapsarianism & Infralapsarianism
  2. Efésios 1:4-5: "Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade." Bíblia King James Atualizada (Português)
  3. Supra ou Infra-lapsarianismo?. Pelo Rev. Ronald Hanko. Covenant Protestant Reformed Church.

Ver também[editar | editar código-fonte]