Laqueário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O laqueário (em latim: laquearius, laquerarius, ou laqueator; (plural laquearii, laquerarii, e laqueatores; literalmente, "laçador") era um dos tipos de gladiadores da Roma antiga que lutava com uma corda a qual tinha um em laço, numa das mãos, e um punhal ou espada na outra.[1] [2] O laqueário é um dos gladiadores que aparece mais tarde na história dos jogos romanos.[2] Poderão ter sido uma categoria de gladiadores de pleno direito e, neste caso, o laqueário, de certa forma, as suas tácticas eram semelhantes às do retiário, um gladiador cuja principal arma era uma rede e um tridente.[3] A técnica do laqueário consistia em laçar o adversário, colocando-o em desvantagem, e partindo para um combate de proximidade com o punhal.[1] A armadura deste lutador era semelhante à do retiário: consistia numa protecção no ombro esquerdo (galerus).[4] Uma outra hipótese, era a de que o laqueário era um género de paegniarius ou palhaço. Estes homens faziam combates simulados na arena como comic relief, entre combates reais.[3]

A maior parte dos vários tipos de gladiadores era baseada no mundo real.[5] Dado que os romanos não utilizavam cordas como armas nas batalhas, é pouco provável que o laqueário fosse baseado em algum tipo de romano. Em vez disso, poderá ter origem em alguma tribo bárbara, conhecida dos romanos, que utilizariam laços em combate, tais como os sagártas. Ainda outra possibilidade, é a de que este tipo de gladiador representasse o carrasco. No entanto, dado que a sua arma de apoio era uma espada, ou um punhal, esta hipótese parece não ser verossímel.[2]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b Tegg 485.
  2. a b c Cowper 215.
  3. a b Junkelmann 63.
  4. Baker 209.
  5. Baker 53.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Baker, Alan. The Gladiator: The Secret History of Rome's Warrior Slaves. Da Capo Press. 2002. ISBN 0306811855.
  • Cowper, H. S. (1906). The Art of Attack: Being a Study in the Development of Weapons and Appliances of Offence, from the Earliest Times to the Age of Gunpowder. Ulverston, Lancashire: W. Holmes, Ltd., Printers.
  • Junkelmann, Marcus. "Familia Gladiatoris: The Heroes of the Amphitheatre", Gladiators and Caesars: The Power of Spectacle in Ancient Rome. University of California Press. 2000. ISBN 0520227980.
  • Tegg, Thomas, ed. (1829). "Laquearius", The London Encyclopædia, or Universal Dictionary of Science, Art, Literature, and Practical Mechanics, Comparing a Popular View of the Present State of Knowledge. Londres: Thomas Tegg.