Laranja sanguínea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLaranja Sanguínea
Laranja Sanguínea

Laranja Sanguínea
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Citrus
Espécie: C.x sinensis
Nome binomial
Citrus x sinensis

A laranja sanguínea ou laranja-de-sangue é uma variedade da laranja (Citrus sinensis) com o carmesim, sangue cor de carne. O fruto é menor do que uma laranja média, a sua casca é geralmente vermelha. A carne escura, numa distintiva cor é devida à presença de antocianina, um pigmento comum em muitas flores e frutos, mas incomum em citrinos. Às vezes há coloração escura na parte externa da casca, também dependendo da variedade de laranja sanguínea. O grau de coloração depende da luz, temperatura e variedade.

A laranja sanguínea é frequentemente descrito como um híbrido entre a toranja e a tangerina, mas na verdade é apenas uma mutação de uma laranjeira. Há três tipos de laranja sanguínea no mundo: Moro, Tarocco e Sanguinello.

Moro[editar | editar código-fonte]

Um copo de suco de Sanguinello

O Moro, uma recente adição a família das laranjas sanguíneas, é o mais colorido dos três tipos, com um fundo roxo e polpa laranja avermelhada. O sabor é mais forte e o aroma é mais intenso do que uma laranja sanguínea normal. Este fruto tem um distinto sabor doce de framboesa, que normalmente é especial para laranjas. A variedade Moro se pensa ter origem no início do século 19 na área em torno de produtores de citrinos Lentini (na província de Siracusa, na Sicília), como uma mutação do "Sanguinello". Moro são laranjas cheia de antocianina, o que significa que a carne varia de laranja-jaspeado com coloração rubi, de cor escarlate, carmesim vivo, e para quase preto. A cor da casca grossa dessa laranja tem uma média de grão fino com manchas vermelhas também variadas para vinho.

Tarocco[editar | editar código-fonte]

O Tarocco é uma fruta de tamanho médio e é talvez a mais doce e saborosa laranja sanguínea dos três tipos. Sendo a mais popular laranja-sanguínea na Itália, a Tarocco é pensada ser derivado de uma mutação do "Sanguinello". É referido como "meio-sangue", porque a carne não é acentuada em pigmentação vermelha tanto como as variedades Moro e Sanguinello. Tem uma casca fina, ligeiramente esfumaçada em tons vermelhos. O Tarocco é uma das mais populares laranjas sanguíneas do mundo, devido ao seu sabor doce e suculência. Ela tem o mais alto teor de vitamina C de qualquer laranja sanguínea cultivada no mundo, principalmente em razão da fertilidade do solo e por ser fácil de descascar.

Sanguinello[editar | editar código-fonte]

Laranja Sanguínea fatiada

O Sanguinello, também chamado de Sanguinelli nos EUA (seu nome comum siciliano), descoberto na Espanha, em 1929, tem uma pele avermelhada, poucas sementes, e uma doce polpa avermelhada. O Sanguinello - o nome tardia no siciliano "cheio de sangue" - está perto de características para o Moro. Ela amadurece, em fevereiro, mas pode permanecer em árvores para a colheita até abril. Essas frutas podem durar até o final de maio. A casca é compacta, amarelo claro e com uma coloração avermelhada. A carne é laranja com múltiplas cores de sangue.

História e antecedentes[editar | editar código-fonte]

Esses citrinos foram cultivados desde tempos imemoriais, na Sicília, e o cultivo é documentado desde a Idade Média. Enquanto árabes são creditados originalmente com plantações de limões e laranjas amargas na Sicília, os expedicionários genoveses e portugueses apresentam a doce variedade Portogallo, no século XV.

À medida que o fruto da saúde, beneficiando propriedades que se tornaram conhecidas, A Sicília começou a exportar essas laranjas em todo o mundo. Hoje, esses citrinos sicilianos são encontrados em praticamente todos os países que permite que as importações. Laranjas sanguíneas cultivadas nos Estados Unidos estão em época de dezembro a março (Texas), e a partir de novembro a maio (Califórnia). Enquanto a árvore vai crescer e dar frutos, na Flórida, o "Mediterrâneo" na variação de temperatura entre o dia e a noite parece ser necessária para desenvolver a distintiva cor vermelha, a antocianina. As laranjas produzidas na Flórida frequentemente têm pouco ou nenhum pigmento vermelho.

Nutrição[editar | editar código-fonte]

Laranjas Sanguíneas

Laranjas sanguíneas, como todos os citrinos, são uma boa fonte de vitamina C. Uma laranja de tamanho médio contém 260 miligramas de potássio, 15 por cento da FDA diário da recomendação. O fruto do pigmento vermelho, antocianina, é um antioxidante que reduz os riscos associados a muitas doenças, incluindo doenças relacionadas com a idade.

Laranjas sanguíneas ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro e de mau colesterol. Eles também podem reduzir o risco de catarata, e ajuda no processo de cicatrização do corpo.

Comer uma laranja de tamanho médio fornece 28 por cento do valor diário recomendado de fibra alimentar. Laranjas também podem ser uma valiosa fonte de ferro, cálcio e vitamina A.

Usos[editar | editar código-fonte]

O suco de laranja sanguínea é azedo. Pode ser usado como ingrediente de um coquetel. As laranjas sanguíneas também podem ser usadas para criar marmelada, e o sabor pode ser utilizado para assar alimentos. Elas também têm sido usadas para criar bebidas geladas e sodas italianas. Laranjas sanguíneas também são populares em restaurantes italianos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]