Largura de banda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A largura de banda é um conceito central em diversos campos de conhecimento, incluindo teoria da informação, rádio, processamento de sinais, eletrônica e espectroscopia. Em rádio comunicação ela corresponde à faixa de frequência ocupada pelo sinal modulado. Em eletrônica normalmente corresponde à faixa de frequência na qual um sistema tem uma resposta em frequência aproximadamente plana (com variação inferior a 3 dB).

Sistemas analógicos[editar | editar código-fonte]

Bandwidth.svg

Para sinais analógicos a largura de banda é a largura, medida em hertz, da faixa de frequência para a qual a Transformada de Fourier do sinal é diferente de zero. Esta definição normalmente é relaxada considerando um certo limiar de amplitude, tipicamente de 3 dB em relação ao pico. Para sistemas, aplicam-se basicamente os conceitos acima, aplicados à função de transferência do sistema.

Como exemplo, a largura de banda de 3 dB da função mostrada na figura ao lado é de f_2-f_1. Definições diferentes de largura de banda levariam a respostas diferentes.

Filtros eletrônicos[editar | editar código-fonte]

A largura de banda de um filtro passa-faixa é a parte da resposta em frequência do filtro que está situada na faixa de 3dB da resposta na frequência central (valor de pico). Ou seja, ela é a diferença entre f2 e f1 em um filtro passa-faixa:

 B = f_2 - f_1

Em um filtro passa-baixas a largura de banda corresponde ao valor da frequência de corte:

 B = f_c

Ver também[editar | editar código-fonte]