Lárissa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Larissa (cidade))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Larissa vista do espaço em novembro de 2004.

Lárissa (em grego: Λάρισα; transl.: Lárisa) ou Laryssa, Larissa é uma cidade da Grécia e capital da unidade regional homônima. É também capital da periferia da Tessália. É um dos principais centros de agricultura e um pólo nacional de transporte, interligado por estrada e ferrovia com o porto de Vólos e com Tessalônica e Atenas. A população da região metropolitana é cerca de 250 000, e agrega os municípios de Nikaia, Giannouli e outras comunidades menores. De acordo com evidências arqueológicas, a capital de Tessália, Larissa, se localiza acima de uma região já habitada desde 10 000 AEC.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade é um importante centro comercial e centro de comunicações e transportes, referencia na Grécia. A população atual de acordo com o censo de 2001, é 124 786 habitantes, tornando-se uma das maiores cidades gregas. A cidade ocupa uma área de 19 000 hectares aproximadamente.

História[editar | editar código-fonte]

Lárissa é uma antiga cidade habitada há quase 4000 anos. Existem investigações arqueológicas que indicam que a região de Lárissa foi habitada durante o período Paleolítico[carece de fontes?]. O poder da cidade ficou concentrado muito tempo nas mãos de macedônios, região que chamaram de Alefades Tessália. Pouco tempo depois, os persas invadiram a Grécia, e estes lutaram contra os habitantes de Lárissa fortemente, em guerras, juntamente com outros invasores estrangeiros. Durante a Guerra do Peloponeso lutaram ao lado de Atenas.

A cidade foi conquistada pelos macedónios sob Filipe II (344-196 aC) e depois pelos romanos (197 a.C.). Mais tarde, a cidade dependeu do Império Bizantino e em todos os séculos seguintes, sofreu ataques repetidos. Depois, veio o poder dos turcos até 1881, quando foi libertada pelo exército grego, na independência grega. A cidade tinha o nome Yenisehir Feneri; Yenisehir Egialeti era o nome da região. Em 1941 a cidade sofreu danos consideráveis por causa da explosão de um avião italiano.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.