Larix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLarix
Larix sibirica

Larix sibirica
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Pinaceae
Género: Larix
Espécies
Ver texto.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Larix

Larix (geralmente designado como alerce, larício, lariço ou larice) é um género de coníferas pertencentes à família Pinaceae, ordem Pinales.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Existem cerca de 10 a 14 espécies. Na lista que se segue, as espécies que aparecem marcadas com '*' não são aceites por todos os autores como espécies distintas. No passado, o tamanho dos ramos da copa era geralmente utilizado para dividir o género em duas secções (a secção Larix com ramos curtos e a secção Multiserialis com ramos longos). Contudo, a evidência genética (Gernandt & Liston 1999) não suporta tal divisão, apontando, por sua vez para uma divisão genética entre as espécies do Velho Mundo e as do Novo Mundo, considerando-se o tamanho dos ramos como meras adaptações das espécies às condições climáticas.

Velho Mundo
Novo Mundo

A maioria das espécies, se não todas, podem dar origem a híbridos em cultivo; o híbrido mais conhecido é o Larix x marschlinsii (ou Larix x eurolepis, ainda que o nome seja impróprio), surgido simultaneamente na Suíça e na Escócia pelo cruzamento de Larix decidua e Larix kaempferi, por estarem plantados próximos.

Ícone de esboço Este artigo sobre coníferas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.