Larry Fine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Larry Fine
Larry Fine em cena do filme Disorder in the Court.
Nome completo Louis Fienderg
Nascimento 5 de outubro de 1902
Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Morte 24 de janeiro de 1975 (72 anos)
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
Ocupação Ator, comediante, músico
Cônjuge Mabel Haney (1926-1967; sua morte)
Atividade 1923 - 1970
IMDb: (inglês)


Larry Fine, nascido Louis Fienderg (Filadélfia, 5 de outubro de 1902Los Angeles, 24 de janeiro de 1975), foi um dos integrantes da série Os Três Patetas.

História[editar | editar código-fonte]

Larry nasceu em 5 de outubro de 1902 no lado sul da Filadélfia, Pensilvânia. Seu nome verdadeiro era Louis Fienberg. Seus pais, Joseph Fienberg e Fanny Lieberman, tinham uma relojoaria. Larry tinha dois irmãos, Morris, um irmão mais novo Phillip que morreu prematuramente, e uma irmã, Lila, que seguiu a carreira de professora.

Quando criança, Larry sofreu um acidente na relojoaria de seu pai. Larry teve o braço esquerdo queimado por um ácido usado por seu pai na manutenção de relógios e jóias. Larry necessitou de tratamento especializado e um implante da pele foi feito em seu braço. Os médicos de Larry recomendaram que ele fizesse lições do violino como fisioterapia. Com o tempo Larry começou a tocar violino profissionalmente.

Larry começou a atuar nas casas noturnas como violinista e eventualmente lutador de boxe. Conseguiu um bom dinheiro em uma luta contra um lutador bem mais leve que ele. Mais tarde, desenvolveria um show em que faria uma dança russa ao tocar o violino. Foi este número que chamou a atenção de Ted Healy.

Depois que Shemp decidiu abandonar o show de Ted Healy, Moe sugeriu que talvez Larry poderia substituir Shemp. O trio Moe, Larry e Shemp apareceria primeiramente na Broadway em "Uma noite em Veneza". Larry também participou do primeiro longa metragem do trio chamado "Soup for Nuts" em 1930 para a Twenty Century Fox. Larry teve dois filhos. Seu filho, Johnny morreu em um acidente trágico de automóvel em 17 de novembro de 1961, com a idade de 24.

Larry teve também uma filha, Phyllis. A esposa de Larry, Mable, morreu em 30 de maio de 1967. Larry tem cinco netos, Christy Lynn Clark, John Fine, Jr., Phyllis Miller, Kris Cutler, e Eric Lamond. Após 1958, Larry, Moe, e Curly Joe apresentaram shows ao vivo através do país.

Larry sofreu um infarto durante as filmagens de "Kook's Tour" em 1970. Após seu infarto, Larry jamais atuaria novamente. Larry Fine morreu em 24 de janeiro de 1975. [1] Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos.[2]

Referências