Lash LaRue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lash La Rue ou Alfred LaRue (14 de junho de 1917 - 21 de maio de 1996) foi um ator estadunidense de filmes de western. Era conhecido por usar sempre o chicote em seus confrontos contra os antagonistas índios e foras-da-lei.

O ator nasceu em Gretna, Louisiana, com uma descendência Cajun. Depois sua família se mudou para Los Angeles, Califórnia onde ele se matriculou na Academia Militar St. John. Começou a atuar em filmes a partir de 1944. LaRue adotou o nome de "Lash" por causa do grande chicote que usava em seus filmes. Depois de atuar na série de Cheyenne Kid como o amigo do protagonista Eddie Dean, passou a estrelar sua própria série de filmes, de 1947 a 1951. Seu personagem se vestia sempre de preto, as vezes procurava imitar algumas poses de Humphrey Bogart. O uso do chicote como arma foi imitado por Roy Rogers e também era usado pelo Zorro.

Os quadrinhos do cowboy Lash LaRue foram publicados primeiramente pela Fawcett Comics e mais tarde, pela Charlton Comics, de 1949 até 1961. Foi um grande êxito para os editores, atingindo a marca de mais de 100 revistas[1] .

A partir dos anos 50 apareceu em algumas séries de TV, como a do Juiz Roy Bean. Continuou a fazer filmes menores, muitos de horror. Chamou a atenção por ter dado aulas de manuseio de chicote a Harrison Ford, quando este se preparava para interpretar Indiana Jones.

La Rue morreu em Burbank, Califórnia.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Nenhum filme protagonizado pelo autor foi lançado no país, entretanto foi uma lançada uma revista em quadrinhos chamada Don Chicote[1] pela Rio Gráfica Editora[2] .

Referências

  1. a b José Pinto de Queiroz Filho (13/03/2011). Lash Larue, o Don Chicote Bigorna.net.
  2. HQ WESTERN, NO BRASIL Gibi Raro.