Lasombra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Fevereiro de 2008).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Os Lasombra (se pronuncia: LAS - SOM-BRA) são um clã de vampiros do RPG Vampiro, A Máscara. Assim como os Vampiros são aqueles que manipulam nobreza, os Lasombra são os que realmente mandam entre os vampiros. Ninguém pode se comparar aos Lasombra quando o quesito é manipulação. Os Lasombra, com ajuda de outros anarquistas e liderador por Gratiano, foram os primeiros a acabarem com seu fundador, pois não mais queriam ser peões nas mãos dos anciões da sociedade vampírica.

Eles normalmente abraçam humanos com comprovadas qualidades de liderança, uma história financeira de sucesso e um "que a mais" para crueldade.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Eles moldam sua mente para uma força sombria e uma persistência impiedosa com uma bela face.

Os Lasombra normalmente possuem conceitos profissionais. Atributos Sociais e Conhecimentos recebem um tratamento especial. Muitos tem Recursos como Background. Os Lasombra Antitribu normalmente são de baixa geração.

No Sabá, eles são os líderes e o coração do sabá. Sendo assim, eles se acham no direito de controlar e manipular a seita com mãos de ferro. "Bata com uma mão e acaricie com a outra" é um ditado que representa muito bem o pensamento Lasombra com relação aos seus companheiros Sabá.

Já na Camarilla, são muito pouco encontrados e são caçados por seus meio-irmãos do Sabá. Os que conseguem posições de destaque na Camarilla são poucos; em geral a antitribu prefere manipular os demais membros da seita, das sombras, seguindo os antigos hábitos do clã. O clã Lasombra foi o principal responsável pela disseminação do Cristianismo no mundo.

Eles, no início, eram em sua maioria padres e frades que tinham alem da maldiçao uma fé inabalavel.

Alguns de seus rituais hoje emulam os proprios rituais da igreja católica.

No sabá, os postos dos mais fortes satirizam os da igreja catolica como por exemplo o lider lasombra é chamado de regente (equivalente ao papa), depois vem os arcebisbos, bispos e assim por diante.

Disciplinas[editar | editar código-fonte]

Dominação[editar | editar código-fonte]

O vampiro tem o poder de dominar a mente de outros vampiros e humanos também apenas olhando diretamente em seus olhos e ordenando o que ele quer; em niveis mais altos da dominação o vampiro nem prescisa olhar nos olhos do dominado.

Tenebrosidade[editar | editar código-fonte]

Tenebrosidade é uma disciplina usada pelos Lasombra e pelos Kyasid, e filiados ao Sabá. Esse poder é exclusivamente dos Lasombra, o poder de manipular a escuridão como um objeto tangível, conforme sua vontade.

A doutrina do clã sustenta que esta “escuridão” é na verdade o material do qual a alma do Vampiro é feita, que foi ao mesmo tempo fortalecida e corrompida pelo Abraço.

Por outro lado, sabe-se ao certo que a tenebrosidade não possui nenhum elemento quimico, já que diversos Lasombra já apontaram espectógrafos para os poderes tenebrosos e sempre obtiveram resultados negativos.

De qualquer forma, os efeitos da Tenebrosidade são assustadores, conforme ondas de escuridão envolventes turvam de dentro do Vampiro, arrastando seus alvos como uma maré infernal. O uso flagrante deste poder é uma infração da Máscara. Obviamente, como a Tenebrosidade é própria de Vampiros do Sabá, qualquer neófito ou ancillae da Camarilla que for pego usando esta Disciplina precisa ter uma explicação impecável.

Níveis de Tenebrosidade[editar | editar código-fonte]

Como todo poder vampirico, a tenebrosidade tem vários níveis, que veremos adiante:

Jogo de sombras[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 1

No primeiro nível, o Vampiro pode mexer com as sombras a sua volta, fazendo com que sua silhueta fique assustadora ou que a sombra de um objeto se mexa. Ou até mesmo transformando sombras em sombras de outros objetos que não estão realmente lá.

Sistema: O poder requer o gasto de um ponto de sangue e pode durar até uma noite.

Mortalha das Trevas[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 2

Agora, o vampíro pode criar uma espécie de sombra que cobre uma certa área à sua escolha. Esta sombra obstrui totalmente a luz e até mesmo o som de certa forma.

Sistema: Manipulação + Ocultismo (dificuldade 7). A escuridão tem três metros de diâmetro com um sucesso, ela dobra de tamanho a cada sucesso obtido. Toda parada de dado que usa vigor é reduzida em dois dentro da mortalha, e apenas o criador da mortalha pode enxergar dentro dela.

Braços do Abismo[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 3 Ao refinar o controle sobre a escuridão, o Vampiro pode criar braços de escuridão que podem esmagar os inimigos do Vampiro.

Sistema: Gasta-se um ponto de sangue e testa-se Manipulação + Ocultismo (dificuldade 7). Cada sucesso permite a criação de um tentáculo. Cada tentáculo tem 2 metros de comprimento e níveis de Força e Destreza iguais ao nível de Tenebrosidade do Vampiro. O Vampiro pode gastar pontos de sangue para aumentar os atributos do braço. Um ponto de sangue equivale a um ponto adicional. Cada tentáculo tem quatro níveis de vitalidade e absorve dano numa parada de Vigor + Fortitude de seu criador.

Metamorfose Sombria[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 4 Neste poder, o Vampiro se funde com sua sombra criando uma criatura assustadora e bizarra.

Sistema: Gasta-se dois pontos de sangue e é feito um teste de Manipulação + Coragem (dificuldade 7) Uma falha indica que o Vampiro não consegue agüentar a metamorfose mas gasta o sangue, uma falha crítica inflige dois níveis de vitalidade no Vampiro. Nesta forma o Vampiro possui quatro tentáculos na forma dos braços do abismo, só que eles possuem os atributos do Vampiro. Os braços subtraem dois dados na parada de Vigor e absorção de dano dos oponentes em contato com o Vampiro.

Corpo de Sombras[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 5

O nível de compreensão é tão alto que o Vampiro pode se transformar em uma sombra em forma de ameba. Podendo assim, deslizar por frestas e ser imune a ataques que não o fogo e o sol.

Sistema: A transformação custa três pontos de sangue e demora três turnos para ser completada. Pode-se usar disciplinas mentais nesta forma, mas o Vampiro sofre dano maior de fogo e sol, e o teste de Rötschreck fica mais difícil.

Escuridão Interior[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 6 Este poder permite que o Lasombra chame a escuridão contida em sua alma negra. Esta sombra enorme e turbulenta é expelida da boca do Vampiro, exeistem rumores dos Guardiôes são capazes de se cortar para deixar que as sombras escapem por suas veias. Essa nuvem de sombra engloba o alvo, queimando-o com um frio que provoca cicatrizes na alma e drenando seu sangue em torrentes.

Sistema: Faça um teste de Força de Vontade e gasta um ponto de sangue. A sombra resultante envolve o alvo e, apesar de não ferí-lo fisicamente, pode deixá-lo completamente em pânico. As pessoas que estiverem observando a Escuridão Interior, sejam elas alvos ou espectadores, podem vir sofrer Rötschreck devido às sombras. Pessoas tocadas pela Escuridão Interior perdem um Ponto de Sangue por turno, mas podem resistir sendo bem sucedido no teste Vigor (dificuldade 6) para cada turno que ele permanecer em contato com a nuvem.

Travessia nas Sombras[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 6 O Vampiro tem o controle tão amplo sobre as trevas que pode se transformar nela por um curto período de tempo e reaparecer a partir de uma outra sombra numa distância menor que 15m. Ele pode usar Travessia das Sombras para atravessar paredes, pisos e até mesmo barreiras místicas. O Cainita simplesmente "entra" em uma sombra e emerge em outra a uma pequena distância.

Sistema: O jogador faz um teste de Destreza + Ocultismo, sendo bem sucedido poderá sair em outra sombra a menos de 15m. Uma falha significa que o personagem não foi capaz de atravessar o mundo das sombras. Uma falha crítica indica que ele ficou aprisionado entre as sombras. Levar outro indivíduo através das sombras exige um teste de Força + Ocultismo com as mesmas conseqüências de uma falha.

Égide de Sombras[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 7

Esse poder foi muito utilizado durante a Reconquista. Ela permite que o usuário conjure uma armadura de sombras semi-sólidas. Esta armadura geralmente assume a forma de grandes, articuladas e adornadas armaduras de cavaleiros, embora os estilos variem de um Lasombra para outro. A única constante é a armadura que cobre o corpo inteiro. O uso deste poder claramente marca o usuário como algo sinistro e diabólico e faz com que mortais fujam de terror.

Sistema: O jogador gasta 2 pontos de sangue e rola Manipulação + Ocultismo (dificuldade 7). Cada sucesso traduz-se em um nível de armadura, que pode ser usado para absorver danos de contusão, letais e agravados, desde que não sejam oriundos de fogo ou luz solar. Além disso, o personagem ganha três dados a qualquer teste de intimidação. Se o jogador tem falha crítica para formar a Égide de Sombras, o personagem é infectado pela sombra do abismo. Ele sofre três níveis de dano agravado que não podem ser absorvidos, como erupções de escuridão do seu organismo

Sombra Escrava[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 8

O controle que o Vampiro tem sobre as sombras progrediu até um ponto que lhe permite conceder-lhe um grau limitado de Sencênci. Ao animar sua própria sombra ou de outros indivíduos, o Lasombra é capaz de libertar a sombra projetada pela luz. Enquanto este poder estiver ativo, o alvo nao projetará nenhuma sombra, já que ele o deixou para obedecer as ordem do Guardião. Este poder amedronta os mortais e alguns Cainitas inexperientes.

Sistema: Gasta-se um Ponto de Sangue e faz-se um teste de Força de Vontade (dificuldade 8). sendo bem sucediso, a sombra adquire uma hora de liberdade profana para cada sucesso (desaparecendo ao nascer do sol). A Sombra Escrava tem Atributos e Habilidades iguais à metade dos Atributos e Habilidades do corpo que o originou e possui, ainda, um nívem de Tenebrosidade igual à metade do Lasombra que o animou. A sombra pode se separar de seu dono e se afastar até 15m, rastejando através de frestas ou deslizando pelas paredes.

Cárcere[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 9

Criando uma câmara de pura escuridão, o Lasombra pode aprisionar ou asfixiar inimigos. Nâo há nenhum ar dentro dessa prisão, por isso os mortais sufocarao dentro do seu vácuo gélido. Nem mesmo os Vampiros tem escapatória; depois de presos, só sairão com a vontade de seu captador. O Cárcere parece uma malha densa de sombras, não afetada pela luz do ambiente.

Sistema: Gasta-se um Ponto de Sangue e nenhum teste. Para criar um Cárcere em torno de um alvo é preciso vencer um teste resistido de Raciocínio + Segurança contra Destreza + Ocultismo do alvo (dificuldade 7 para ambos). Os mortais sufocam depois de um número de minutos igual ao seu vigor (o Lasombra pode optar por deixar a cabeça da vítima para fora ou encarcerar uma determinada quantidade de ar com ela), enquanto os Vampiros são simplesmente suspensos nas trevas e não podem usar suas Disciplina e nem realizar qualquer ação. O cárcere dissipa-se instantaneamente quando é atingido pela luz solar.

Âmbito de Ahriman[editar | editar código-fonte]

Poder de nível 10

Permite o Vampiro invocar trevas tão arcaicas e primiveis que extinguem a luz da vida - ou não-vida - de qualquer vítima dentro delas. O Âmbito de Ahriman cria uma esfera de vácuo com 15m de raio que flui da mão do Cainita e arrasta consigo os corpos daqueles que ela reclama quando desaparece. essa escuridão sobrepunjante destrói amigos e inimigos, tragando qualquer infeliz que se encontre do seu raio de ação.

Sistema: Gasta-se dois pontos de Força de Vontade e se concentra por durante três turnos. Durante este tempo, a obscuridade jorra da mão do personagem até ocupar toda área. No final do terceiro turno, o jogador faz um teste de Manipulação + Ocultismo (dificuldade 6)(. Todos que estiverem na ´rea negra sofrerão um número de níveis de dano iagual ao número de sucessos (agravado de forem Vampiros) - seis sucessos equivalem a seis níveis de dano e não seis dados de dano. Depois de causar dano, o Âmbito de Ahriman entra em colapso, levando consigo os corpos de qualquer vítima que tenha morrido quando em contato com a terrível sombra.

Potência[editar | editar código-fonte]

É o poder da força excessiva, o Vampiro que possui potência tem uma força muito elevada pois e uma força sobrenatural

Defeito do Clã: não possui sua imagem refletida em espelhos, fontes d'água, vidros e nem por câmeras.

Comportamento do clã: Prestígio no clã é conseguido a partir dos grandes feitos que algum membro consegue realizar liderando um grupo.

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]