Latif Yahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Latif Yahia
Latif Yahia.
Nascimento 14 de junho de 1964 (49 anos)
Iraque
Nacionalidade Iraquiano Iraque
Ocupação Escritor
Ex-Oficial do Exército do Iraque

Latif Yahia (Árabe: يحيى‎ لطیف‎, Laṭīf Yaḥīa), (14 de junho de 1964), foi um ex-combatente da Guerra Irã-Iraque. De acordo com Latif, e outras fontes, ele serviu como um sósia de Uday Hussein, filho do ditador iraquiano Saddam Hussein.

Sósia de Uday[editar | editar código-fonte]

Yahia nasceu em uma família curda. Durante a sua educação, Latif afirmou ter sido colega de Uday Hussein, e que já naquela época seus colegas comentaram sobre sua semelhança com Uday. Yahia diz que se tornou sósia de Uday, após o início da Guerra Irã-Iraque. Latif recebeu uma ordem para se apresentar no palácio presidencial. Após a sua chegada, Latif foi informado de que ele viria a se tornar dublê de Uday, para fazer aparições públicas sempre que uma situação de perigo fosse esperada. Latif inicialmente se recusou a aceitar o trabalho e foi posteriormente colocado em confinamento solitário. Após sua prisão, Latif concordou em ser o sósia de Uday. Ele foi treinado durante seis meses, para imitar os padrões de Uday fala e forma. Ele passou por uma cirurgia e tratamento dentário para fazer suas aparições mais similar.

Durante a invasão iraquiana do Kuwait, Latif Yahia foi usado como um impulsionador de moral para as tropas iraquianas e enviado para Basra posando como Uday para se reunir com as tropas. Em entrevista à BBC News, no programa HARDtalk em 2009, Yahia disse que Uday era "pior do que um psicopata" e afirmou que Uday tomou "uma mulher bonita e transformou-a em um pedaço de carne que mal conseguia respirar." Ele acrescentou que a mulher foi assassinada e seu corpo jogado fora. Uday era conhecido por suas atrocidades de caráter psicótico e doentio.

O filme O Dublê do Diabo, dirigido por Lee Tamahori e estrelado por Dominic Cooper como Yahia, foi lançado em 22 de janeiro de 2011, e conta a história da vida Yahia, depois que ele se tornou sósia de Uday.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • I was Saddam's Son released on May 1, 1997 by Arcade Publishing Hardcover: 250 pages Co-author: Karl Wendl.
  • The Devil's Double released on June 5, 2003 by Arrow Books Ltd. Paperback: 334 pages.
  • The Black Hole released on November 20, 2006 by Arcanum Publishing. Paperback: 224 pages.

Fontes[editar | editar código-fonte]