Latinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Localização dos antigos povos do Lácio

Os latinos (lácios) foram um povo de origem indo-europeia que habitou principalmente a zona centro-meridional da península Itálica no primeiro milênio a.C. Faziam parte do grupo dos italiotas, juntamente com os úmbrios, sabinos e volscos. Oriundos da Europa Central e da península Ibérica, espalharam-se por quase todo o território itálico, em ondas sucessivas. Neste movimento de ocupação, os latinos desempenharam o papel dominante, dinamizando suas ações a partir da aldeia que fundaram e que seria o núcleo inicial do maior império, erguido pelos seus descendentes romanos.

Em 509 a. C. são evadidos pelos Etruscos e são expulsos das suas terras. Os Latinos, para reconquistarem as suas terras, lutaram contra os Etruscos e ganharam a batalha. Mais tarde, apercebem-se que se conseguem vencer os Etruscos também vencerão outros povos vizinhos. E aí começou a expansão e a formação do Império Romano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.