Laufhund

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laufhund
País de origem Suíça
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 6
Seção 1 - Sabujos farejadores e raças semelhantes - farejadores de médio e pequeno porte
Estalão ##59 - #60 28 de novembro de 2001 28 de novembro de 2001

A laufhund[Nota] (em alemão: Laufhund e Schweizerischer Niederlaufhund), conhecida nos países lusófonos também como sabujo suíço, é uma raça de cães sabujos de porte médio (38 cm a 58,5 cm) que podem pesar entre 15 e 20 kg, dito muito poderosos e utilizados para caçadas. Entre esta raça canina e o niederlaufhund (chamados pequenos sabujos) há pouca diferença, residindo especificamente nas pernas mais curtas dos niederrlaufhund, que pesam cerca de cinco quilos a menos que seu parente. Essa diferença foi obtida através dos cruzamentos com raças anãs, que geraram estes pequenos sabujos.[1]

Fisicamente, existem quatro variações que diferem apenas na cor: [carece de fontes?] O sabujo suíço (Berner laufhund) - preto e branco com manchas castanhas sobre os olhos muitas vezes considerado tricolor; O sabujo jura (Jura laufhund) - pelagem lisa e sem subpelo, preto com manchas castanhas acima dos olhos, com algumas brancas; O sabujo lucerna (Luzerner laufhund) - pêlo liso branco salpicado de cinza ou preto para dar uma aparência azul, com manchas pretas e marcas tan sobre os olhos; E o sabujo schwiezer (Schwiezer laufhund) - com "avental branco" liso com manchas vermelho-alaranjadas. Já as quatro variedades menores, que também diferem na cor, são denominadas: [carece de fontes?] pequeno sabujo suíço, pequeno sabujo jura, pequeno sabujo lucerna e pequeno sabujo schwizer ou schwyz.

Galeria[editar | editar código-fonte]

As diferentes pelagens características do sabujo suíço:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fogle (2009), pág 123

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.