Laurence Olivier Award

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laurence Olivier Award
Descrição Excelência no teatro
Apresentação The Society of London Theatre
Local Londres
País  Reino Unido
Primeira cerimónia 1976

Laurence Olivier Award ou Olivier Award (pt: Prêmio Laurence Olivier) é um prêmio entregue anualmente pela The Society of London Theatre, para reconhecer a excelência no teatro profissional.[1] Batizado em homenagem ao renomado ator britânico Laurence Olivier, ele é concedido às peças apresentadas durante o ano no West End e em outras áreas da cidade de Londres.

O prêmio é reconhecido internacionalmente como a maior honraria concedida no teatro britânico e considerado como o equilavente ao Tony Awards da Broadway e aos Molière da França.

História[editar | editar código-fonte]

O prêmio, originalmente chamado The Society of West End Theatre Awards, quando de sua criação em 1976, foi rebatizado como Laurence Olivier Awards em 1984, após o consentimento de Olivier, ainda vivo na época.[2] Desde então, ele é simplesmente conhecido como Prêmio Olivier. Ele reproduz a imagem do ator caracterizado como Henrique V, um dos mais famosos papéis shakespereanos representados por ele nos palcos.

Entre os maiores vencedores do prêmio estão a atriz Judi Dench (a que conquistou o prêmio mais vezes)[3] e o compositor Andrew Lloyd Webber. Algumas das peças e musicais de sucesso já agraciados com ele estão A Chorus Line (o primeiro musical a recebê-lo), Cats, Evita, O Fantasma da Ópera e Sweeney Todd.

Referências

  1. Society of London Theatre (SOLT). Página visitada em 13/05/2011.
  2. The Laurence Olivier Awards. Página visitada em 13/05/2011.
  3. The Awards. Página visitada em 13/05/2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]