Lauretta Bender

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lauretta Bender

Lauretta Bender, MD (1897-1987) foi uma neuropsiquiatra pediátrica, mais conhecido como o autora do Teste Gestáltico Visomotor. É possível quue seu interesse pela neuropsiquiatria tenha vindo de suas próprias dificuldades de aprendizagem na infância. Sua leitura era tão lenta e sua letra tão mal-feita , que ela chegou a ser considerada pelas autoridades da escola a ser um pouco retardada, contudo com o apoio de seu pai conclui seus estudos formando em Biologia na Universidade de Chicago e em medicina na Universidade Estadual de Iowa.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ela é mais conhecida como a co-autora de um teste amplamente utilizado em neuropsicologia que leva seu nome baseado nas idéias da Gestalt, em estudos de Max Wertheimer (1923), procura avaliar a percepção e reprodução das figuras partindo do pressuposto de que, determinadas por princípios biológicos da ação sensório-motriz, que variam em função do padrão de desenvolvimento e nível maturacional do indivíduo e de seu estado patológico funcional.1 O teste Gestáltico Bender consiste em nove figuras, apresentadas uma por vez, para serem copiadas em folha, tipo oficio, em branco. Max Wertheimer havia feito estudos sobre a reprodução de figuras simples e complexas na demonstração da teoria da forma (Gestalt) o mérito da transformação desses estudos em teste coube a ela publicando uma monografia em 1938, A Visual Motor Gestalt Test and Its Clinical Use.

Seus estudos com Paul Schilder (1886 - 1940), autor de importantes contribuições sobre imagem corporal uma coordenação entre sensações espaciais (posturais), visuais e proprioceptoras 2 auxiliaram a fundamentar a utilização de testes gráficos e truoxeram relevantes contribuições ao estudo da dislexia e funções do lobo temporal associando estes à déficits anteriores na ordenação de seqüências temporais e hierarquias de organização dos tecidos e funções cerebrais associadas à estimulação e/ou constituição genética.3

Entre suas outras contribuições que merecem ser citadas estão pesquisas com eletroconvulsoterapia no Hospital de Bellevue em Nova Iorque 1930-1956, abandonando seu uso em 1950 e as pesquisas com psicoterapia psicodélica da esquizofrenia e autismo infantil utilizando LSD-25,4 também realizadas no Hospital de Bellevue onde David Wechsler, Ph.D. (1896 - 1981) criador do famoso teste de inteligência Wechsler era o psicólogo chefe, contribuindo para melhor definição diagnóstica em relação aos distúrbios da atenção e hiperatividade inclusive quanto ao seu tratamento psicofarmacológico com a anfetamina.

Referências

  1. Koppitz, E. M. O teste gestáltico Bender para crianças. Porto Alegre, Br, Artes Médicas.Koppitz, 1987
  2. Schilder, P. A imagem do Corpo, as energias construtivas da psique. SP, Martins Fontes, 1980
  3. Lauretta Bender Wikipedia en.
  4. Bender, Lauretta, Children's Reactions to Psychotomimetic Drugs, Psychotemimetic Drugs, 1970 Disponível em: LSD Studies With Autistic Children

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.