Lauri Lehtinen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lauri Lehtinen
campeão olímpico
Atletismo
Modalidade 5000 m
Nascimento 10 de Agosto de 1908
Porvoo, Finlândia
Nacionalidade Finlândia finlandês
Falecimento 4 de dezembro de 1973 (65 anos)
Helsinque, Finlândia
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Los Angeles 1932 5000 m
Prata Berlim 1936 5000 m

Lauri Aleksanteri Lehtinen (Porvoo, 10 de agosto de 1908 - Helsinque, 4 de dezembro de 1973) foi um corredor finlandês, campeão olímpico dos 5000 m em Los Angeles 1932.

Um mês antes dos Jogos Olímpicos, Lehtinen estabeleceu um novo recorde mundial para a distância, marcando 14m17s, em Helsinque,[1] o que o transformou no grande favorito para a medalha de ouro em Los Angeles. Na disputa da final, marcada por grande controvérsia, ele e seu compatriota Lauri Virtanen assumiram a liderança da prova e juntos conseguiram deixar para trás todos os competidores à exceção de Ralph Hill, dos Estados Unidos. Nas voltas finais, a corrida transformou-se numa batalha em Lehtinen e o norte-americano. Na última volta pela pista, Hill tentou ultrapassar o finlandês, que protegeu-se fechando o caminho com zigue-zagues entre uma raia e outra que impediam o avanço do americano, para exasperação do público nas arquibancadas, não acostumado a esta tática usada em provas na Europa. Lehtinen venceu a prova por poucos centímetros na linha de chegada e foi vaiado pelo público, mas Hill recusou-se a apresentar um protesto.[2]

Os dois cruzaram a linha com o mesmo tempo registrado, 14m30s e esta foi a única vez na história dos Jogos que dois atletas marcaram o mesmo tempo na chegada em provas acima dos 200 metros rasos (não havia ainda a cronometragem eletrônica).

Lehtinen voltou aos Jogos em Berlim 1936, não conseguindo manter o título, derrotado pelo compatriota Gunnar Höckert, e ficou com a medalha de prata. Em 1940, ele doou sua medalha de ouro de Los Angeles a um soldado finlandês que havia servido com distinção no Istmo da Carélia durante a Guerra Russo-Finlandesa, no início da II Guerra Mundial, em homenagem e respeito a seu rival e compatriota Höckert, morto em combate neste conflito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]