Leão Covarde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dorothy encontra o Leão Covarde, gravura da primeira edição do livro.

O Leão Covarde um personagem fictício da Terra de Oz criado pelo escritor estadunidense L. Frank Baum. É um leão, mas fala e relaciona-se com humanos.

Os livros clássicos[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O Leão Covarde faz sua primeira aparição no livro O Maravilhoso Mágico de Oz. Ele é o último dos companheiros que Dorothy Gale conhece no caminho para a Cidade das Esmeraldas. Além de Dorothy, o Leão Covarde junta-se ao Homem de Lata e ao Espatalho, com o objetivo de pedir ao Mágico de Oz que lhe dê coragem. Apesar de aparentemente ser covarde, o Leão demonstra grande coragem durante a jornada.

É assim que enfrenta um estranho monstro com forma de aranha, que apavora mesmo as piores feras de uma selva na floresta de Oz, vencendo-o quando está dormindo. Por esta proeza, o Leão é feito o "Rei dos Animais".

Em livros posteriores, o Leão Covarde geralmente acompanha a Princesa Ozma e Dorothy nas aventuras. Seu maior amigo, que surge no terceiro livro da série, é o "Tigre Faminto".

O filme de 1939[editar | editar código-fonte]

O Leão Covarde no filme de 1939

No clássico filme de 1939 O Mágico de Oz, o Leão Covarde foi interpretado por Bert Lahr. A biográfia de Bert Lahr, escrita por seu filho John Lahr, é intitulada Notas de um Leão Covarde.

Obras modernas[editar | editar código-fonte]

O Leão Covarde é também um personagem menor no livro revisionista de Gregory Maguire, Malvado: A vida e a Época da Bruxa Malvada do Oeste e da adaptação Broadway Musical . Em ambos os trabalhos ele primeiramente é visto como um Leão inexperiente (leão com atributos humanos) que foi separado de sua mãe e é usado em um experimento. Elphaba salva o inexperiente leão que no final torna-se um Caçador de Bruxas.

Um boneco de ação desenhado por Todd McFarlane da linha 'The Twisted Land of Oz', mostra o leão como um zumbi caminhante segurando suas entranhas; de acordo com a história acompanhante, ele era um cruzado em uma vida passada que traiu seus homens durante uma batalha.

Em o The Muppets' Wizard of Oz, O Leão Covarde de Oz é interpretado por Fozzie Bear.

Interpretações políticas[editar | editar código-fonte]

Alguns estudiosos sugeriram que Baum criou o Leão Covarde baseado em um político William Jennings Bryan.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Leão Covarde