León (Nicarágua)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

León é uma cidade da costa oeste da Nicarágua, capital do departamento de León, sua população estimada em 2012 era de 1.144.000 habitantes. A cidade está localizada na latitude 12,43° norte e longitude 86,89° oeste.

O nome completo da cidade desde a época colonial é León Santiago de los Caballeros, porém, este nome é raramente utilizado.

León é cortada pelo rio León e está localizada a 70 km de Manágua e 15 km da costa do oceano Pacífico. León é considerada o centro intelectual da Nicarágua, com uma universidade fundada em 1813. León é também um importante centro industrial e comercial da Nicaragua.

A cidade de León foi fundada em 1523 por Francisco Hernandes de Córdoba a uns 30 km de sua localização atual, porém, após uma erupção do vulcão Momotombo, que afetou severamente a cidade, León foi mudada para sua localização atual, sobre o antigo povoado indígena de Subtiaba.

León possui exemplos muito interessantes da arquitetura colonial espanhola, como a grande catedral de San Pedro, construída entre 1706 e 1740. Suas duas torres foram agregadas entre 1746 e 1779.

Após a independência da Nicaragua, retirando-se das Províncias Unidas da América Central em 1839, León tornou-se a capital da Nicaragua. Durante alguns anos, a capital mudou freqüentemente entre León e Granada, conforme o partido que ocupava o poder. Esta situação se resolveu quando se escolheu uma terceira cidade como capital do país em 1858, Manágua, localizada entre as duas cidades.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nicarágua é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Geminações[editar | editar código-fonte]

A cidade de León é geminada com as seguintes municipalidades:

Referências