Le Petit Journal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Le Petit Journal
por Konstantin Stoitzner.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Le Petit Journal

Le Petit Journal foi um jornal parisiense diário publicado de 1863 à 1944. Foi fundado por Moïse Polydore Millaud. Em suas colunas eram publicadas curiosidades, grandes acontecimentos políticos, fatos históricos retrospectivos e textos ficcionais de Émile Gaboriau e de Ponson du Terrail. Em diversos números é evidente o tom de sensacionalismo dado as suas coberturas.

Na década de 1890, devido a sua grande popularidade, chegou a ter uma tiragem de um milhão de cópias, e por 1884 foi incluída na publicação um suplemento semanal ilustrado.

Competições exportivas[editar | editar código-fonte]

Le Petit Journal foi responsável pela criação de dois importantes eventos desportivos na França daquele período. Em 1891 patrocinou a criação da corrida de bicicletas Paris-Brest-Paris. Organizou também a primeira corrida de automóveis da história: a Competição de carruagem sem cavalos (Concours des Voitures sans Chevaux) de 1894 entre Paris e Rouen. A corrida foi ganha pelo conde Albert de Dion em uma De Dion-Bouton.

Complementos ilustrados[editar | editar código-fonte]