Le Petit Journal
Le Petit Journal foi um jornal parisiense diário publicado de 1863 à 1944. Foi fundado por Moïse Polydore Millaud. Em suas colunas eram publicadas curiosidades, grandes acontecimentos políticos, fatos históricos retrospectivos e textos ficcionais de Émile Gaboriau e de Ponson du Terrail. Em diversos números é evidente o tom de sensacionalismo dado as suas coberturas.
Na década de 1890, devido a sua grande popularidade, chegou a ter uma tiragem de um milhão de cópias, e por 1884 foi incluída na publicação um suplemento semanal ilustrado.
[editar] Competições exportivas
Le Petit Journal foi responsável pela criação de dois importantes eventos desportivos na França daquele período. Em 1891 patrocinou a criação da corrida de bicicletas Paris-Brest-Paris. Organizou também a primeira corrida de automóveis da história: a Competição de carruagem sem cavalos (Concours des Voitures sans Chevaux) de 1894 entre Paris e Rouen. A corrida foi ganha pelo Conde Jules de Dion em uma De Dion-Bouton.
[editar] Complementos ilustrados
-
10 de Outubro de 1891.
O suicidio de Georges Boulanger No Cemitério de Ixelles. -
16 de Abril de 1892.
A prisão do anarquista Ravachol. -
25 de Novembro de 1893.
Explosão do Grande Teatro do Liceu de Barcelona. -
26 de Fevereiro de 1894.
Atentado de Emile Henry contra o hotel Terminus. -
20 de Janeiro de 1895.
Alfred Dreyfus na Prisão. -
10 de Maio de 1897.
Incêndio no Bazar da Caridade. -
15 de Janeiro de 1899.
O despertar do assassino serial Joseph Vacher. -
19 de Agosto de 1900.
Os convidados da França. Mozaffar al-Din, Xá da Persia. -
7 de Outubro de 1906.
Linchamento nos Estados Unidos. Massacre dos Negros em Atlanta (Georgia).